15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas variados e que estejam alinhados com a BNCC, como a diversidade cultural e a inclusão. Durante a atividade, os alunos podem ser incentivados a participar, fazendo perguntas ou até mesmo encenando partes da história. Habilidade BNCC: EI01ET01.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente ferramenta para trabalhar a memória e o vocabulário das crianças. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens que representem essas palavras, promovendo a associação entre elas. Essa atividade pode ser realizada em grupos, estimulando a interação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI01LP01.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma forma de estimular a criatividade e a consciência ambiental dos alunos. Os professores podem orientar os alunos a criar obras de arte a partir de garrafas PET, papelão e outros materiais, discutindo a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EI01AR01.

4. Atividade de Música e Movimento

A música é uma poderosa aliada no processo de ensino-aprendizagem. Os professores podem organizar atividades que envolvam dança e canções, explorando diferentes ritmos e estilos musicais. Essa atividade ajuda no desenvolvimento motor e na socialização das crianças. Habilidade BNCC: EI01MU01.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples pode despertar a curiosidade das crianças sobre o mundo ao seu redor. Os professores podem conduzir atividades que envolvam água, ar e outros elementos naturais, explicando conceitos básicos de ciências de forma lúdica. Habilidade BNCC: EI01CN01.

6. Caça ao Tesouro Educativa

A caça ao tesouro é uma atividade divertida que pode ser adaptada para ensinar sobre diferentes temas, como números, letras ou ciências. Os professores podem criar pistas que levem os alunos a diferentes locais da escola, onde encontrarão desafios relacionados ao conteúdo estudado. Habilidade BNCC: EI01MA01.

7. Criação de um Jardim Sensorial

Um jardim sensorial é uma ótima maneira de estimular os sentidos das crianças. Os professores podem envolver os alunos na criação de um espaço com diferentes plantas, texturas e aromas, promovendo a exploração e o aprendizado sobre a natureza. Habilidade BNCC: EI01CI01.

8. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão oral. Os professores podem incentivar os alunos a criar seus próprios fantoches e encenar histórias, promovendo o trabalho em grupo e a comunicação. Habilidade BNCC: EI01LP02.

9. Atividade de Culinária

As atividades de culinária são uma forma prática de ensinar matemática e ciências. Os professores podem envolver os alunos na preparação de receitas simples, discutindo medidas, ingredientes e a importância de uma alimentação saudável. Habilidade BNCC: EI01MA02.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro são uma excelente maneira de desenvolver habilidades sociais e cognitivas. Os professores podem utilizar jogos que envolvam raciocínio lógico, estratégia e colaboração, proporcionando momentos de diversão e aprendizado. Habilidade BNCC: EI01EF01.

11. Atividade de Leitura ao Ar Livre

Levar as crianças para ler ao ar livre pode tornar a experiência mais prazerosa e conectá-las com a natureza. Os professores podem escolher um local tranquilo e convidativo, onde os alunos possam ler em voz alta ou em pequenos grupos, discutindo as histórias lidas. Habilidade BNCC: EI01LP03.

12. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem participar da criação de um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita, a criatividade e o trabalho em equipe, além de resultar em um produto final que pode ser compartilhado com a turma. Habilidade BNCC: EI01LP04.

13. Atividade de Observação da Natureza

Promover uma atividade de observação da natureza ajuda as crianças a desenvolverem a curiosidade científica. Os professores podem levar os alunos a um parque ou jardim, onde poderão observar plantas, insetos e outros elementos naturais, registrando suas descobertas. Habilidade BNCC: EI01CI02.

14. Jogo de Rimas e Sons

Os jogos de rimas e sons são ótimos para trabalhar a linguagem e a fonética. Os professores podem criar atividades onde as crianças precisam encontrar palavras que rimam ou que começam com o mesmo som, estimulando a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EI01LP05.

15. Atividade de Expressão Corporal

A expressão corporal é uma forma de comunicação que pode ser explorada através de jogos e dinâmicas. Os professores podem organizar atividades onde as crianças devem expressar emoções ou histórias apenas com gestos e movimentos, promovendo a criatividade e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EI01EF02.