15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre receitas 2º ano

1. Receitas de Frutas: Os alunos podem criar um livro de receitas utilizando frutas. Eles devem escolher três frutas diferentes, pesquisar sobre elas e elaborar uma receita simples, como uma salada de frutas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

2. Receita de Bolo de Cenoura: Os alunos podem aprender a fazer um bolo de cenoura. Eles devem seguir a receita, medir os ingredientes e anotar o passo a passo. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP03, que trata da escrita de instruções e procedimentos.

3. Explorando Temperos: Proponha que os alunos pesquisem sobre diferentes temperos e suas utilizações em receitas. Eles podem criar um mural com imagens e informações sobre cada tempero, desenvolvendo a habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e interpretação de textos informativos.

4. Receitas de Família: Os alunos podem entrevistar familiares sobre receitas tradicionais e registrá-las em um caderno. Essa atividade promove a habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais e escritos a partir de experiências pessoais.

5. Desenhando Receitas: Os alunos devem desenhar uma receita que gostariam de fazer. Eles podem ilustrar os ingredientes e o modo de preparo, desenvolvendo a habilidade EF15AR01, que trata da expressão artística e visual.

6. Receitas em Quadrinhos: Os alunos podem criar uma história em quadrinhos que ensine a fazer uma receita. Essa atividade estimula a criatividade e atende à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos narrativos.

7. Jogo de Memória de Ingredientes: Crie um jogo de memória com cartões que contenham imagens de ingredientes e suas respectivas receitas. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF15LP07, que envolve a leitura e reconhecimento de palavras.

8. Experiência Culinária: Realize uma aula prática onde os alunos possam preparar uma receita simples, como um sanduíche. Eles devem seguir as instruções e depois compartilhar suas experiências, promovendo a habilidade EF15LP08, que envolve a oralidade e a troca de informações.

9. Receitas Sustentáveis: Os alunos podem pesquisar sobre receitas que utilizam ingredientes locais e sazonais. Eles devem apresentar suas descobertas em sala de aula, desenvolvendo a habilidade EF15CI01, que envolve a pesquisa e apresentação de informações científicas.

10. Contando Histórias de Receitas: Os alunos podem criar uma narrativa em que a receita é o elemento central da história. Essa atividade estimula a criatividade e atende à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos narrativos e descritivos.

11. Receitas e Cultura: Proponha que os alunos pesquisem receitas típicas de diferentes culturas. Eles podem apresentar suas descobertas em um painel, desenvolvendo a habilidade EF15HI01, que envolve a pesquisa histórica e cultural.

12. Oficina de Culinária: Organize uma oficina onde os alunos possam preparar uma receita em grupo. Eles devem dividir tarefas e trabalhar em equipe, promovendo a habilidade EF15EF01, que envolve a colaboração e o trabalho em grupo.

13. Receitas e Matemática: Os alunos podem trabalhar com medidas e frações ao seguir uma receita. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos em contextos práticos.

14. Diário de Receitas: Os alunos podem manter um diário onde registram as receitas que experimentaram em casa. Eles devem incluir fotos e comentários sobre o que aprenderam, desenvolvendo a habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos reflexivos.

15. Receitas e Saúde: Os alunos podem pesquisar sobre a importância de uma alimentação saudável e criar uma receita que inclua alimentos saudáveis. Essa atividade atende à habilidade EF15CI02, que envolve a relação entre saúde e alimentação.