15 Ideias de Atividades (BNCC) para alfabetização 2º ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de palavras. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas respectivas imagens. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta suas combinações. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias a partir de imagens ou palavras-chave. Essa atividade incentiva a criatividade e a expressão oral. Após a contação, os colegas podem fazer perguntas sobre a história. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras Temático

Desenvolver um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou alimentos. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando-as. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Textos em Duplas

Os alunos trabalham em duplas para produzir um texto curto sobre um tema escolhido. Essa atividade promove a colaboração e a troca de ideias, além de desenvolver a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Leitura Compartilhada

Realizar uma leitura compartilhada de um livro infantil, onde o professor lê em voz alta e os alunos acompanham. Após a leitura, os alunos podem discutir a história e suas personagens. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando personagens e diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a organização do pensamento. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Rimas

Os alunos participam de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividade de Classificação de Palavras

Os alunos devem classificar palavras em diferentes categorias, como substantivos, verbos e adjetivos. Essa atividade ajuda a entender a função das palavras na construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Mapa Mental de Palavras

Os alunos criam um mapa mental com palavras relacionadas a um tema, conectando-as visualmente. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a associação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e encenam uma história. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Bingo de Palavras

Os alunos jogam bingo utilizando palavras que foram trabalhadas em sala. Essa atividade é uma forma lúdica de revisar o vocabulário aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Desenho e Escrita

Os alunos desenham uma cena de uma história e escrevem uma frase sobre o que desenharam. Essa atividade integra a expressão artística com a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos fazem perguntas sobre um texto lido e os colegas devem responder. Essa atividade estimula a compreensão de leitura e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos colaboram para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade promove a escrita e a colaboração em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Atividade de Sílabas

Os alunos praticam a divisão de palavras em sílabas através de jogos e atividades práticas, como recortar e colar. Essa atividade é essencial para o desenvolvimento da leitura e escrita. Habilidade BNCC: EF15LP15.