15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática espaço e forma

1. Construção de Sólidos Geométricos

Nesta atividade, os alunos devem construir sólidos geométricos utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e outros itens. A proposta é que eles identifiquem as características de cada sólido, como faces, arestas e vértices. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05MA12, que envolve a identificação e a construção de figuras geométricas no espaço.

2. Mapa da Escola em 3D

Os alunos podem criar um mapa tridimensional da escola, utilizando papel, canetas e outros materiais. Eles devem representar as diferentes áreas da escola, como salas de aula, pátio e biblioteca, e discutir as formas e dimensões dos espaços. Essa atividade atende à habilidade EF05MA13, que trata da representação de objetos em diferentes dimensões.

3. Jogo de Classificação de Figuras

Proponha um jogo onde os alunos devem classificar diferentes figuras geométricas em grupos, como quadrados, triângulos e círculos. Eles podem usar cartões ou objetos para facilitar a identificação. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05MA11, que envolve a classificação e a descrição de figuras geométricas.

4. Explorando o Espaço com a Regra de Três

Os alunos podem resolver problemas práticos que envolvem a regra de três, como calcular a área de um espaço ou a quantidade de material necessário para cobrir uma superfície. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05MA15, que envolve a resolução de problemas que envolvem proporções e medidas.

5. Criação de um Jardim Geométrico

Os alunos devem planejar e desenhar um jardim utilizando formas geométricas. Eles podem escolher quais plantas e flores utilizarão, considerando as dimensões e a disposição dos elementos. Essa atividade atende à habilidade EF05MA14, que trata da representação e do planejamento de espaços.

6. Desenho de Perspectiva

Os alunos podem aprender sobre perspectiva desenhando uma cena da escola ou da cidade em que vivem. Eles devem aplicar as regras de perspectiva para criar profundidade e dimensão em seus desenhos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05MA12, que envolve a representação de objetos em diferentes perspectivas.

7. Caça ao Tesouro Geométrico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos que representem diferentes formas geométricas. Eles podem tirar fotos ou desenhar os objetos encontrados, discutindo suas características. Essa atividade atende à habilidade EF05MA11, que envolve a identificação de figuras geométricas no cotidiano.

8. Construção de um Mapa Conceitual

Os alunos podem criar um mapa conceitual que relacione diferentes conceitos de espaço e forma, utilizando palavras-chave e imagens. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e está alinhada à habilidade EF05MA13, que envolve a representação de informações de forma visual.

9. Jogos de Tabuleiro com Formas Geométricas

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos devem avançar ao identificar e classificar formas geométricas. Eles podem criar suas próprias regras e desafios, promovendo a interação e o aprendizado. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05MA11, que envolve a classificação de figuras geométricas.

10. Atividade de Medição de Espaços

Os alunos devem medir diferentes espaços da escola, como salas de aula e pátios, utilizando fita métrica. Eles podem registrar as medidas e calcular áreas e perímetros, desenvolvendo habilidades práticas de medição. Essa atividade atende à habilidade EF05MA15, que envolve a resolução de problemas de medição e cálculo.