15 Ideias de Atividades (BNCC) interdisciplinar para 1º ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que fazem parte do vocabulário da turma. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas respectivas imagens. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de palavras. Além de desenvolver a memória, os alunos praticam a associação entre palavras e imagens, promovendo a alfabetização de forma divertida.

2. Contação de Histórias Interativa

Os alunos podem se dividir em grupos e criar uma história em conjunto, utilizando elementos de diferentes disciplinas, como ciências e arte. Cada grupo deve apresentar sua história de forma interativa, utilizando fantoches ou desenhos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que incentiva a produção e a interpretação de textos. A contação de histórias estimula a criatividade e a expressão oral dos alunos.

3. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples em sala de aula, como a mistura de cores com tintas ou a observação de plantas em crescimento, pode ser uma excelente forma de integrar ciências e artes. Os alunos devem registrar suas observações em um diário, desenvolvendo a habilidade EF02CI01, que envolve a investigação e a observação de fenômenos naturais. Essa atividade proporciona uma experiência prática e visual, facilitando a compreensão de conceitos científicos.

4. Mapa do Bairro

Os alunos podem criar um mapa do bairro onde vivem, identificando pontos importantes como escolas, praças e comércios. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15GE01, que trata da leitura e interpretação de mapas. Além de desenvolver a noção de espaço e localização, os alunos aprendem sobre a importância da comunidade e do convívio social.

5. Música e Movimento

Integrar música e movimento em uma atividade de dança pode ser uma forma divertida de trabalhar o ritmo e a coordenação motora. Os alunos podem criar uma coreografia em grupo, utilizando músicas que falem sobre temas da natureza ou da cultura brasileira. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a expressão corporal e a apreciação musical. A dança estimula a criatividade e a socialização entre os alunos.

6. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes animais e criar cartazes informativos que incluam desenhos, informações e curiosidades. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF02CI02, que aborda a pesquisa e a apresentação de informações. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo a troca de conhecimentos entre os alunos.

7. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem participar de um jogo de interpretação de papéis, onde cada um assume a identidade de um personagem histórico ou de um profissional. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15HI01, que envolve a compreensão de diferentes tempos e espaços históricos. O role-playing estimula a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas, além de desenvolver a oralidade.

8. Oficina de Artesanato Sustentável

Os alunos podem participar de uma oficina de artesanato utilizando materiais recicláveis, como papel, garrafas e caixas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR02, que trata da criação artística e da valorização do meio ambiente. Além de desenvolver a criatividade, os alunos aprendem sobre a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais.

9. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal da turma, onde cada um escreve uma pequena matéria sobre um tema de interesse, como esportes, cultura ou ciência. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros. O jornal estimula a escrita, a leitura e o trabalho em equipe, além de promover a troca de ideias entre os alunos.

10. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro ou cartas para ensinar conceitos matemáticos, como adição e subtração, pode tornar o aprendizado mais dinâmico. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA01, que aborda a resolução de problemas matemáticos. Os jogos incentivam a colaboração e a competição saudável, além de tornar a matemática mais acessível e divertida.