15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre folclore para ensino fundamental

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias folclóricas brasileiras, como o Saci Pererê, a Iara e o Curupira. Os alunos podem se dividir em grupos e escolher uma história para apresentar para a turma, utilizando elementos de dramatização. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches que representem personagens do folclore brasileiro. Após a confecção, cada grupo pode apresentar uma pequena peça teatral, utilizando os fantoches. Essa atividade estimula a criatividade e está relacionada à habilidade EF15AR02, que trata da produção de artefatos com diferentes materiais.

3. Mapa do Folclore Brasileiro

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar e criar um mapa que indique as regiões do Brasil e os personagens folclóricos associados a cada uma delas. Essa atividade promove o conhecimento geográfico e cultural, alinhando-se à habilidade EF15GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

4. Música e Dança do Folclore

Os alunos podem aprender e apresentar danças típicas de diferentes regiões do Brasil, como o frevo e a ciranda. Além disso, podem cantar músicas folclóricas, promovendo a valorização da cultura popular. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR03, que envolve a apreciação e a prática de diferentes manifestações artísticas.

5. Criação de Lendas

Os alunos são convidados a criar suas próprias lendas, inspiradas no folclore brasileiro. Após a criação, cada aluno pode compartilhar sua lenda com a turma. Essa atividade estimula a imaginação e está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos narrativos.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre o folclore brasileiro, onde os alunos podem testar seus conhecimentos. Essa atividade pode ser feita em grupos e promove a interação entre os alunos, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a compreensão e a produção de textos orais.

7. Exposição de Artesanato Folclórico

Os alunos podem pesquisar e reproduzir artesanatos típicos de diferentes culturas folclóricas, como a cerâmica e a cestaria. Após a produção, pode-se organizar uma exposição na escola. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR04, que trata da apreciação e produção de arte.

8. Estudo de Mitos e Lendas

Promover um estudo sobre mitos e lendas de diferentes culturas, comparando-os com as lendas brasileiras. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de painel. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15HI01, que envolve a análise de diferentes culturas e suas manifestações.

9. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem histórias do folclore brasileiro. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

10. Roda de Conversa sobre Folclore

Organizar uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre o folclore. Essa atividade promove a oralidade e o respeito às diferentes culturas, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a interação e a argumentação em debates.