15 Ideias de Atividades (BNCC) dia do livro infantil maternal

1. Contação de Histórias Interativa

Utilize um livro infantil popular e faça uma contação de histórias interativa. Os alunos podem participar, imitando personagens e fazendo sons relacionados à narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de desenvolver a habilidade de escuta. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Livro Coletivo

Proponha que cada aluno contribua com uma página para um livro coletivo. Eles podem desenhar e escrever pequenas histórias ou poemas. Ao final, o livro pode ser encadernado e lido em sala. Essa atividade promove a escrita criativa e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches a partir de materiais recicláveis e encenar uma história. Essa atividade incentiva a dramatização, a oralidade e a expressão corporal. Além disso, os alunos aprendem sobre a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Jogo de Rimas

Organize um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimam com palavras de um livro lido. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da consciência fonológica e da linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Desenho da História

Após a leitura de um livro, peça que os alunos desenhem a parte que mais gostaram. Em seguida, eles podem apresentar seus desenhos e explicar suas escolhas. Essa atividade estimula a interpretação e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Caça ao Tesouro Literário

Crie uma caça ao tesouro com pistas baseadas em livros infantis. As pistas podem levar os alunos a diferentes locais da escola, onde encontrarão livros ou trechos de histórias. Essa atividade promove a leitura e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Mapa da História

Após a leitura de um livro, os alunos podem criar um mapa que represente os locais onde a história se passa. Isso ajuda a desenvolver a compreensão espacial e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Música e Movimento

Escolha uma canção que remeta a um livro infantil e crie uma coreografia com os alunos. Essa atividade une música, movimento e literatura, estimulando a coordenação motora e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Entrevista com Personagens

Os alunos podem escolher um personagem de um livro e, em duplas, realizar uma entrevista. Essa atividade desenvolve a habilidade de fazer perguntas e a oralidade, além de aprofundar a compreensão da obra. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Criação de um Book Trailer

Os alunos podem criar um vídeo curto (book trailer) sobre um livro que leram. Eles podem usar imagens, músicas e narrações. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, além de promover a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP07.

11. Jogo de Palavras

Crie um jogo onde os alunos devem formar palavras a partir de letras retiradas de um livro. Essa atividade ajuda no desenvolvimento do vocabulário e da ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP08.

12. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre os temas abordados em um livro. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a apresentação em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR04.

13. Leitura em Voz Alta

Organize um momento de leitura em voz alta, onde cada aluno pode ler um trecho de um livro que gostou. Essa prática melhora a fluência e a entonação, além de incentivar a troca de experiências literárias. Habilidade BNCC: EF15LP09.

14. Criação de um Diário de Leitura

Peça que os alunos mantenham um diário de leitura, onde possam registrar suas impressões sobre os livros lidos. Essa atividade estimula a reflexão e a escrita crítica. Habilidade BNCC: EF15LP10.

15. Debate Literário

Promova um debate sobre os temas de um livro lido. Os alunos podem discutir personagens, enredos e lições aprendidas. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP11.