15 Ideias de Atividades (BNCC) filosofia 3º ano

1. Debate sobre Ética e Moral

Promova um debate em sala de aula sobre a diferença entre ética e moral, utilizando exemplos do cotidiano dos alunos. A atividade pode ser iniciada com a leitura de um texto que aborda esses conceitos e, em seguida, os alunos devem discutir em grupos pequenos, apresentando suas opiniões e argumentos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CI01, que busca desenvolver o pensamento crítico e a argumentação.

2. Criação de um Código de Ética da Turma

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um código de ética que reflita os valores e normas da turma. Essa atividade estimula a reflexão sobre o que é considerado certo e errado em grupo, promovendo a responsabilidade social. A atividade está relacionada à habilidade BNCC EF09CI02, que incentiva a construção de normas de convivência.

3. Análise de Contos Filosóficos

Leve contos filosóficos clássicos para a sala de aula e peça aos alunos que analisem as mensagens e dilemas apresentados. Após a leitura, os alunos podem discutir em grupos sobre as lições aprendidas e como elas se aplicam à vida moderna. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF09CI03, que aborda a interpretação de textos e a reflexão crítica.

4. Jogo de Perguntas Filosóficas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre temas filosóficos, onde os alunos devem responder a questões que envolvem conceitos como justiça, liberdade e felicidade. Essa atividade pode ser realizada em formato de quiz, promovendo a competição saudável e a aprendizagem colaborativa. Está alinhada à habilidade BNCC EF09CI04, que busca desenvolver a curiosidade e a investigação.

5. Produção de Vídeos sobre Temas Filosóficos

Os alunos podem produzir vídeos curtos abordando temas filosóficos relevantes, como a busca pela verdade ou a natureza do bem e do mal. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, além de promover a discussão em sala de aula. A atividade está ligada à habilidade BNCC EF09CI05, que incentiva a expressão artística e o uso de diferentes mídias.

6. Estudo de Filósofos Famosos

Proponha que os alunos escolham um filósofo famoso e apresentem suas principais ideias para a turma. Essa atividade pode incluir pesquisa, elaboração de cartazes e apresentações orais, promovendo o aprendizado colaborativo. Está alinhada à habilidade BNCC EF09CI06, que busca desenvolver a pesquisa e a apresentação de ideias.

7. Discussão sobre Direitos Humanos

Realize uma discussão sobre os direitos humanos e sua importância na sociedade atual. Os alunos podem pesquisar casos históricos e atuais que envolvem violações de direitos humanos e apresentar suas reflexões. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF09CI07, que aborda a cidadania e os direitos sociais.

8. Criação de um Diário Filosófico

Incentive os alunos a manter um diário filosófico, onde eles possam registrar suas reflexões sobre questões existenciais e dilemas éticos que enfrentam no dia a dia. Essa prática estimula a autoanálise e o desenvolvimento do pensamento crítico, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI08, que busca promover a reflexão pessoal.

9. Teatro de Fantoches com Temas Filosóficos

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que aborde questões filosóficas, como a amizade, a justiça ou a liberdade. Essa atividade permite que os alunos expressem suas ideias de forma lúdica e criativa, além de promover a empatia. Está alinhada à habilidade BNCC EF09CI09, que incentiva a expressão artística e a criatividade.

10. Análise de Filmes com Temas Filosóficos

Escolha um filme que aborde questões filosóficas e promova uma discussão após a exibição. Os alunos podem analisar os dilemas enfrentados pelos personagens e relacioná-los a conceitos filosóficos estudados em aula. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF09CI10, que busca desenvolver a análise crítica e a interpretação de obras audiovisuais.