15 Ideias de Atividades (BNCC) para aluno com surdez

1. Contação de Histórias com Libras

A contação de histórias é uma atividade rica em aprendizado e pode ser adaptada para alunos com surdez utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os professores podem escolher uma história que tenha um enredo simples e envolvente, e narrá-la em Libras, utilizando expressões faciais e corporais para transmitir emoções. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão, além de promover a inclusão. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogos de Memória com Palavras em Libras

Os jogos de memória são uma excelente forma de trabalhar o vocabulário em Libras. Os professores podem criar cartões com imagens de objetos e suas respectivas representações em Libras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Música com Libras

Integrar música e Libras é uma maneira divertida de ensinar. Os alunos podem aprender a traduzir letras de músicas para Libras, criando coreografias que expressem o significado das canções. Essa atividade não só desenvolve a linguagem, mas também a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Criação de Quadrinhos em Libras

Os alunos podem criar quadrinhos que contem histórias utilizando Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de permitir que os alunos pratiquem a escrita e a interpretação. Os professores podem fornecer templates ou exemplos para guiar os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Atividades de Teatro em Libras

O teatro é uma forma poderosa de expressão e pode ser adaptado para alunos com surdez. Os alunos podem encenar peças utilizando Libras, o que promove a interação social e o trabalho em equipe. Essa atividade também ajuda a desenvolver a confiança e a habilidade de se comunicar. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Jogos de Adivinhação com Libras

Os jogos de adivinhação são ótimos para trabalhar a compreensão e a expressão em Libras. Os alunos podem se revezar para descrever palavras ou frases em Libras, enquanto os outros tentam adivinhar. Essa atividade é divertida e estimula o raciocínio rápido. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Atividades de Desenho e Pintura com Temas Inclusivos

Os alunos podem participar de atividades de desenho e pintura que abordem temas inclusivos, como a diversidade e a aceitação. Os professores podem incentivar os alunos a expressar suas ideias sobre inclusão através da arte, promovendo discussões sobre a importância da diversidade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

8. Criação de Vídeos em Libras

A produção de vídeos em Libras é uma atividade que permite aos alunos praticar a linguagem de forma dinâmica. Os alunos podem criar pequenos vídeos contando histórias, explicando conceitos ou apresentando projetos. Essa atividade desenvolve habilidades tecnológicas e de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Atividades de Leitura com Livros em Libras

Os professores podem utilizar livros que tenham versões em Libras para realizar atividades de leitura. A leitura em conjunto, onde o professor lê em voz alta enquanto sinaliza em Libras, pode ajudar os alunos a associar a língua falada com a língua de sinais. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Criação de Cartazes sobre Temas Sociais

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar cartazes que abordem temas sociais relevantes, utilizando Libras para apresentar suas ideias. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa, além de promover a conscientização sobre questões sociais. Habilidade BNCC: EF15LP07.