15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade lúdica que estimula a memorização e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Cada carta deve conter uma palavra e sua definição ou um exemplo. Essa atividade pode ser aplicada em diversas disciplinas, como Língua Portuguesa e Ciências, e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a ampliação do vocabulário.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de promover a interpretação de textos. Os professores podem utilizar a habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a produção de textos em diferentes gêneros, para guiar essa atividade.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de argumentação e pensamento crítico. Os professores podem escolher um tema atual e dividir a turma em grupos para que cada um defenda um ponto de vista. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da argumentação em contextos diversos.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos educativos sobre um tema específico. Essa atividade envolve pesquisa, planejamento e apresentação, além de desenvolver habilidades tecnológicas. A habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a produção de diferentes tipos de textos, pode ser utilizada como referência para essa atividade.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas pode ser uma forma divertida de revisar conteúdos. Os professores podem criar um quiz com perguntas sobre o que foi estudado e dividir a turma em equipes. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a compreensão e a produção de textos orais.

6. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos em sala de aula pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Os professores podem propor atividades práticas que envolvam a observação e a análise de fenômenos naturais. Essa abordagem está alinhada à habilidade BNCC EF2CI01, que trata da investigação científica.

7. Criação de Blog ou Site Educacional

Os alunos podem criar um blog ou site sobre um tema de interesse, onde poderão publicar textos, imagens e vídeos. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de desenvolver habilidades digitais. A habilidade BNCC EF15LP06, que aborda a produção de textos em diferentes mídias, pode ser utilizada como base para essa atividade.

8. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar e apresentar um teatro de fantoches, utilizando personagens que representem temas estudados. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e o trabalho em equipe. A habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a produção de textos dramatúrgicos, pode ser aplicada nessa atividade.

9. Mapa Conceitual Colaborativo

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um mapa conceitual sobre um tema específico. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a colaboração entre os alunos. A habilidade BNCC EF15LP08, que trata da organização de informações, pode ser utilizada como referência para essa atividade.

10. Oficina de Artes Visuais

Promover uma oficina de artes visuais pode ser uma forma de explorar a criatividade dos alunos. Os professores podem propor atividades que envolvam diferentes técnicas artísticas, como pintura, colagem e escultura. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a apreciação e a produção artística.

11. Leitura de Livros e Discussão em Grupo

Os alunos podem ler um livro em grupo e, em seguida, discutir suas impressões e aprendizados. Essa atividade estimula a leitura crítica e a interpretação de textos. A habilidade BNCC EF15LP09, que trata da leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, pode ser utilizada como base para essa atividade.

12. Criação de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema de interesse, onde poderão discutir e apresentar informações de forma oral. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e pesquisa. A habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a produção de textos orais, pode ser aplicada nessa atividade.

13. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem participar de um jogo de role-playing, onde assumem papéis de personagens históricos ou literários. Essa atividade estimula a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas. A habilidade BNCC EF15HI01, que trata da análise de contextos históricos, pode ser utilizada como referência para essa atividade.

14. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos sobre um tema estudado, utilizando dados e informações relevantes. Essa atividade desenvolve habilidades de síntese e apresentação visual de informações. A habilidade BNCC EF15LP11, que aborda a produção de textos informativos, pode ser aplicada nessa atividade.

15. Visitas Virtuais a Museus

Os alunos podem participar de visitas virtuais a museus e exposições, onde poderão explorar obras de arte e artefatos históricos. Essa atividade estimula a curiosidade e o aprendizado sobre cultura e história. A habilidade BNCC EF15AR02, que trata da apreciação de obras de arte, pode ser utilizada como base para essa atividade.