15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a cidade

1. Mapa da Cidade

Uma atividade que envolve a criação de um mapa da cidade pode ser extremamente enriquecedora para os alunos. Os estudantes podem trabalhar em grupos para pesquisar diferentes bairros, pontos turísticos e a história de cada local. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE01, que aborda a leitura e interpretação de mapas. Além disso, os alunos podem apresentar suas descobertas para a turma, promovendo a troca de conhecimentos.

2. Entrevista com Moradores

Os alunos podem realizar entrevistas com moradores da cidade, coletando histórias e experiências que ajudem a construir um retrato mais humano do local. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade HISTÓRIA – EF15HI01, que incentiva a valorização da memória e da cultura local. Os alunos podem apresentar suas entrevistas em formato de vídeo ou podcast, estimulando a criatividade e o uso de tecnologias.

3. Criação de um Jornal da Cidade

Os estudantes podem criar um jornal escolar que aborde temas relevantes da cidade, como eventos culturais, problemas sociais e iniciativas comunitárias. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade LÍNGUA PORTUGUESA – EF15LP02, que envolve a produção de textos. Além disso, os alunos podem aprender sobre a importância da comunicação e do jornalismo na sociedade.

4. Visita a Museus Locais

Organizar uma visita a museus da cidade pode proporcionar uma experiência prática e rica em aprendizado. Os alunos podem explorar exposições e participar de oficinas educativas. Essa atividade se conecta à habilidade HISTÓRIA – EF15HI03, que trata da valorização do patrimônio cultural. Após a visita, os alunos podem criar um relatório ou uma apresentação sobre o que aprenderam.

5. Projeto de Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver um projeto de sustentabilidade que aborde questões ambientais da cidade, como a coleta de lixo e a preservação de áreas verdes. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade CIÊNCIAS – EF15CI05, que discute a importância da preservação ambiental. Os alunos podem apresentar suas propostas para a comunidade escolar, promovendo a conscientização sobre a sustentabilidade.

6. Criação de um Blog sobre a Cidade

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham informações, curiosidades e opiniões sobre a cidade. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade LÍNGUA PORTUGUESA – EF15LP03, que envolve a produção de textos digitais. Além disso, os alunos podem aprender sobre a importância da presença online e da comunicação digital.

7. Teatro de Fantoches sobre a História Local

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que conte a história da cidade, abordando personagens e eventos importantes. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade ARTES – EF15AR01, que incentiva a expressão artística. Os alunos podem trabalhar em grupo para desenvolver os roteiros, cenários e fantoches, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.

8. Mapa Interativo da Cidade

Utilizando ferramentas digitais, os alunos podem criar um mapa interativo que destaque pontos de interesse da cidade, como parques, escolas e centros culturais. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE02, que envolve a utilização de tecnologias para representar informações geográficas. Os alunos podem apresentar seus mapas para a turma, promovendo o uso de tecnologia no aprendizado.

9. Concurso de Fotografia da Cidade

Os alunos podem participar de um concurso de fotografia, capturando imagens que representem a essência da cidade. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade ARTES – EF15AR02, que aborda a apreciação estética e a produção de imagens. As fotos podem ser expostas na escola, promovendo a valorização do olhar artístico dos alunos.

10. Roda de Conversa sobre a Identidade Local

Promover uma roda de conversa onde os alunos possam discutir o que significa ser parte da cidade e como a cultura local influencia suas vidas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade HISTÓRIA – EF15HI02, que trata da construção da identidade cultural. Os alunos podem compartilhar suas experiências e reflexões, promovendo um ambiente de diálogo e respeito às diferenças.