15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para alunos surdos

1. Jogo de Memória com Sinais

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de memória utilizando cartões com imagens e sinais em Libras. Os alunos devem combinar a imagem com o sinal correspondente, promovendo a memorização e o reconhecimento dos sinais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que aborda a leitura e interpretação de diferentes linguagens.

2. Contação de Histórias em Libras

Os alunos podem participar de uma contação de histórias onde o professor utiliza Libras para narrar a história. Os alunos podem ser incentivados a criar suas próprias versões da história em Libras, desenvolvendo a habilidade de expressão e comunicação. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP06, que trata da produção de textos orais e escritos.

3. Atividade de Classificação de Sons

Os alunos podem ouvir diferentes sons e classificá-los em categorias, como sons da natureza, sons urbanos, entre outros. Essa atividade pode ser realizada com o auxílio de imagens que representem os sons, facilitando a compreensão. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR03, que envolve a apreciação e a análise de diferentes manifestações artísticas.

4. Criação de Cartazes em Libras

Os alunos podem criar cartazes que representem palavras ou frases em Libras, utilizando desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual, além de promover o aprendizado da língua de sinais. A atividade se relaciona com a habilidade EF15LP07, que aborda a produção de textos visuais.

5. Teatro de Fantoches em Libras

Os alunos podem criar um teatro de fantoches onde as falas dos personagens são feitas em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua de sinais, além de promover o trabalho em equipe. A atividade está alinhada à habilidade EF15AR04, que trata da criação e apresentação de produções artísticas.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas utilizando Libras. As perguntas podem ser sobre temas estudados em sala de aula, promovendo a revisão de conteúdos de forma interativa. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP08, que envolve a interação em diferentes contextos.

7. Atividade de Desenho e Descrição

Os alunos podem desenhar uma cena e, em seguida, descrever a cena em Libras para os colegas. Essa atividade promove a expressão artística e a comunicação em Libras, além de estimular a observação e a descrição. A atividade está alinhada à habilidade EF15AR05, que aborda a apreciação e a criação de obras de arte.

8. Música e Libras

Os alunos podem aprender uma música e apresentá-la em Libras. Essa atividade promove a integração da música com a língua de sinais, estimulando a memória e a coordenação motora. A atividade se relaciona com a habilidade EF15AR06, que trata da apreciação e da interpretação musical.

9. Caça ao Tesouro em Libras

Os alunos podem participar de uma caça ao tesouro onde as pistas são dadas em Libras. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão da língua de sinais, além de ser uma forma divertida de aprender. A atividade está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a leitura e interpretação de textos.

10. Criação de Vídeos em Libras

Os alunos podem criar vídeos curtos onde apresentam um tema de interesse em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua de sinais, além de desenvolver habilidades tecnológicas. A atividade se relaciona com a habilidade EF15LP10, que trata da produção de textos multimídia.

11. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os alunos podem jogar jogos de tabuleiro adaptados que utilizam sinais em Libras para as instruções e interações. Essa atividade promove a socialização e o aprendizado de forma lúdica, além de estimular o raciocínio lógico. A atividade está alinhada à habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

12. Atividade de Roda de Conversa

Os alunos podem participar de uma roda de conversa onde todos devem se expressar em Libras sobre um tema específico. Essa atividade promove a interação e a troca de ideias, além de desenvolver a habilidade de argumentação. A atividade se relaciona com a habilidade EF15LP11, que trata da argumentação e do debate.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando Libras para os diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de promover o aprendizado da língua de sinais. A atividade está alinhada à habilidade EF15LP12, que envolve a produção de textos narrativos.

14. Experimentos Científicos em Libras

Os alunos podem realizar experimentos científicos e apresentar os resultados em Libras. Essa atividade promove o aprendizado prático e a comunicação científica, além de estimular a curiosidade. A atividade se relaciona com a habilidade EF15CI01, que trata da investigação e experimentação científica.

15. Atividade de Mímica com Sinais

Os alunos podem participar de uma atividade de mímica onde devem representar palavras ou frases em Libras sem falar. Essa atividade promove a expressão corporal e a compreensão da língua de sinais, além de ser uma forma divertida de aprender. A atividade está alinhada à habilidade EF15LP13, que envolve a interpretação de diferentes linguagens.