15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental início do ano letivo

1. Mapa da Turma

Uma atividade que envolve a criação de um mapa da turma, onde os alunos desenham ou colam fotos de si mesmos em um grande papel, representando a sala de aula. Essa atividade promove a interação entre os alunos e ajuda a desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Cartão de Apresentação

Cada aluno cria um cartão de apresentação que inclui seu nome, idade, hobbies e uma imagem que o represente. Essa atividade estimula a autoexpressão e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos se dividem em grupos e criam perguntas sobre o que aprenderam no ano anterior. Em seguida, realizam um quiz entre os grupos. Essa atividade incentiva a revisão de conteúdos e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Diário de Bordo

Cada aluno recebe um caderno para registrar suas expectativas e objetivos para o novo ano letivo. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita e a reflexão sobre o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Mural de Expectativas

Os alunos criam um mural onde colam recados ou desenhos sobre o que esperam do ano letivo. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão de sentimentos. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Entrevista com o Professor

Os alunos preparam perguntas para entrevistar o professor sobre suas expectativas e métodos de ensino. Essa atividade promove a interação e o entendimento do papel do educador. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Jogo da Memória com Regras da Escola

Os alunos criam um jogo da memória utilizando cartões que representam as regras da escola. Essa atividade ajuda a fixar normas e promove a convivência harmoniosa. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Criação de um Código de Ética da Turma

Os alunos discutem e elaboram um código de ética que todos devem seguir durante o ano letivo. Essa atividade incentiva a cidadania e o respeito mútuo. Habilidade BNCC: EF15ET01.

9. Apresentação de Projetos Pessoais

Cada aluno apresenta um projeto pessoal que gostaria de desenvolver durante o ano. Essa atividade estimula a oratória e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Roda de Conversa sobre Diversidade

Os alunos participam de uma roda de conversa onde discutem a importância da diversidade e do respeito às diferenças. Essa atividade promove a inclusão e a empatia. Habilidade BNCC: EF15ET02.

11. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos se organizam para criar um jornal da turma, onde podem publicar notícias, entrevistas e crônicas. Essa atividade desenvolve a escrita e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP06.

12. Atividade de Leitura Compartilhada

Os alunos escolhem um livro para ler em grupo e discutem suas impressões. Essa atividade estimula o gosto pela leitura e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

13. Criação de um Blog da Turma

Os alunos criam um blog onde podem compartilhar suas experiências e aprendizados. Essa atividade incentiva a escrita digital e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP08.

14. Dinâmica de Integração

Realizar dinâmicas de grupo que promovam a integração entre os alunos, como jogos de apresentação e quebra-gelos. Essa atividade ajuda a criar um ambiente acolhedor. Habilidade BNCC: EF15AR03.

15. Planejamento de Saídas de Campo

Os alunos participam do planejamento de uma saída de campo, discutindo locais, objetivos e atividades. Essa atividade estimula a organização e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15CI02.