15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Dia do Livro educação infantil

15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Dia do Livro Educação Infantil

1. Contação de Histórias

Organize uma sessão de contação de histórias onde os alunos possam ouvir e interagir com narrativas. Utilize livros ilustrados e estimule a participação das crianças, fazendo perguntas sobre a história. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura e interpretação, alinhando-se à BNCC, especificamente à habilidade EF15LP01, que trata da apreciação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Livros Coletivos

Proponha que cada criança contribua com uma página para um livro coletivo. Elas podem desenhar ou escrever uma pequena história. Ao final, encaderne as páginas e faça uma leitura em grupo. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos coletivos e a valorização da autoria.

3. Teatro de Fantoches

Utilize fantoches para encenar histórias conhecidas ou criar novas narrativas. As crianças podem participar da criação dos fantoches e da história, estimulando a criatividade e a expressão oral. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01, que incentiva a expressão artística e a construção de narrativas.

4. Caça ao Tesouro Literário

Crie uma caça ao tesouro onde as pistas sejam trechos de livros ou personagens literários. As crianças devem encontrar os livros correspondentes às pistas. Essa atividade promove a leitura e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a busca por informações em diferentes fontes.

5. Oficina de Ilustração

Realize uma oficina onde as crianças possam ilustrar suas histórias favoritas. Forneça materiais como lápis de cor, tintas e papéis. Essa atividade desenvolve a habilidade de expressão artística e a apreciação da literatura, conforme a habilidade EF15AR02 da BNCC.

6. Dia do Livro em Família

Convide os pais para um dia de leitura na escola, onde cada um pode ler um livro para as crianças. Essa interação fortalece o vínculo familiar e incentiva o hábito da leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que trata da valorização da leitura em diferentes contextos.

7. Criação de Marcadores de Livro

As crianças podem criar marcadores de livro personalizados usando papel colorido e materiais de artesanato. Essa atividade estimula a criatividade e a identificação com a leitura, atendendo à habilidade EF15AR03, que envolve a produção de objetos artísticos.

8. Leitura Dramática

Escolha um livro e faça uma leitura dramática, onde as crianças podem atuar os personagens. Essa atividade promove a leitura expressiva e a interpretação, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a leitura em voz alta e a interpretação de textos.

9. Exposição de Livros

Monte uma exposição com diferentes livros infantis, permitindo que as crianças explorem e escolham seus favoritos. Essa atividade incentiva a autonomia na escolha de leitura, conforme a habilidade EF15LP06, que trata da seleção de livros de acordo com os interesses pessoais.

10. Jogo de Perguntas sobre Livros

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre livros lidos em sala. As crianças podem trabalhar em grupos e discutir as respostas. Essa atividade estimula a compreensão e a memória, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a reflexão sobre o que foi lido.

11. Criação de Poemas

Proponha que as crianças criem poemas inspirados em suas histórias ou personagens favoritos. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão escrita, conforme a habilidade EF15LP08, que trata da produção de textos poéticos.

12. Visita a uma Biblioteca

Organize uma visita a uma biblioteca local, onde as crianças possam conhecer o espaço e os diferentes tipos de livros. Essa atividade promove o hábito da leitura e a valorização do espaço cultural, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a exploração de diferentes ambientes de leitura.

13. Leitura em Dupla

Forme duplas de alunos para que leiam um livro juntos, trocando ideias e impressões sobre a história. Essa atividade estimula a colaboração e a troca de experiências, conforme a habilidade EF15LP10, que trata da interação durante a leitura.

14. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando e escrevendo os diálogos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

15. Festival do Livro

Organize um festival do livro na escola, onde as crianças possam trocar livros, participar de oficinas e apresentações. Essa atividade promove a cultura literária e a socialização, conforme a habilidade EF15LP12, que trata da valorização da leitura como prática social.