15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto ensino fundamental ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os alunos podem observar o crescimento, as necessidades de luz e água, e como as plantas se adaptam ao ambiente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI01, que aborda a observação e a descrição de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade ajuda a entender os processos de evaporação, condensação e precipitação, alinhando-se à habilidade EF05CI02, que trata dos ciclos naturais.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes grupos de animais e criar um mural com as classificações. Essa atividade promove o entendimento sobre a biodiversidade e está relacionada à habilidade EF05CI03, que envolve a classificação de seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Utilizando ímãs, os alunos podem explorar as propriedades do magnetismo. Eles podem realizar experimentos para descobrir quais materiais são atraídos pelos ímãs, alinhando-se à habilidade EF05CI04, que aborda as propriedades dos materiais.

5. Observação do Céu

Os alunos podem realizar uma atividade de observação do céu, registrando as mudanças ao longo do dia e da noite. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI05, que trata da observação de fenômenos astronômicos.

6. Construção de Terrários

Os alunos podem criar terrários para entender os ecossistemas. Essa atividade permite que eles observem a interação entre plantas e solo, alinhando-se à habilidade EF05CI06, que aborda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

7. Experimentos com Água e Óleo

Os alunos podem realizar experimentos que demonstram a imiscibilidade entre água e óleo. Essa atividade ajuda a entender as propriedades dos líquidos e está relacionada à habilidade EF05CI07, que trata das propriedades físicas das substâncias.

8. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação da natureza, registrando suas descobertas sobre plantas e animais ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI08, que envolve a prática da observação científica.

9. Estudo dos Climas

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes tipos de clima e suas características. Eles podem criar gráficos e mapas, alinhando-se à habilidade EF05CI09, que aborda a relação entre clima e vegetação.

10. Experimentos com Som

Os alunos podem explorar a produção de som utilizando diferentes instrumentos musicais ou objetos do cotidiano. Essa atividade ajuda a entender as propriedades do som e está relacionada à habilidade EF05CI10, que trata das ondas sonoras.

11. Observação de Insetos

Os alunos podem coletar e observar insetos em seu ambiente, registrando suas características e comportamentos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI11, que envolve a observação da fauna local.

12. Experimentos com Luz e Sombra

Os alunos podem realizar experimentos para entender como a luz se comporta ao passar por diferentes objetos, criando sombras. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI12, que aborda a luz e suas propriedades.

13. Criação de um Mapa de Recursos Naturais

Os alunos podem criar um mapa da escola ou da comunidade, identificando recursos naturais como árvores, rios e áreas verdes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI13, que trata da relação entre o ser humano e o meio ambiente.

14. Estudo sobre a Poluição

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes tipos de poluição e suas consequências. Eles podem criar cartazes para conscientizar a comunidade, alinhando-se à habilidade EF05CI14, que aborda a preservação ambiental.

15. Experimentos com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstram reações químicas, como a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI15, que trata das transformações químicas.