15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia para o 5º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Os alunos podem criar um mapa mundi interativo utilizando materiais recicláveis. Cada aluno ficará responsável por um continente, onde deverá pesquisar e apresentar informações sobre a geografia, cultura e economia da região. Essa atividade atende à habilidade EF05GE01, que envolve a localização e a caracterização de diferentes lugares no mundo.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre os principais aspectos geográficos do Brasil e do mundo. Os alunos podem se dividir em grupos e criar perguntas que envolvam capitais, rios, montanhas e biomas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05GE02, que trata da identificação de características geográficas.

3. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas geográficos, como desastres naturais, clima e vegetação. Cada edição pode ter uma seção dedicada a um tema específico, permitindo que os alunos pesquisem e escrevam sobre diferentes aspectos geográficos. Essa atividade atende à habilidade EF05GE03, que envolve a análise de informações geográficas.

4. Estudo de Caso: Desastres Naturais

Realizar um estudo de caso sobre desastres naturais que ocorreram no Brasil e no mundo. Os alunos podem pesquisar sobre as causas, consequências e formas de prevenção. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05GE04, que envolve a compreensão dos fenômenos naturais e suas implicações.

5. Mapa Temático da Escola

Os alunos podem criar um mapa temático da escola, identificando os diferentes espaços e suas funções. Essa atividade pode incluir a localização de áreas verdes, salas de aula e espaços de convivência. A atividade atende à habilidade EF05GE05, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

6. Apresentação sobre Biomas Brasileiros

Os alunos podem realizar uma apresentação em grupo sobre os diferentes biomas brasileiros, abordando características, fauna e flora. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05GE06, que trata da diversidade dos biomas e suas inter-relações.

7. Visita a um Parque Natural

Organizar uma visita a um parque natural local, onde os alunos poderão observar a fauna e flora da região. Após a visita, os alunos devem elaborar um relatório sobre suas observações. Essa atividade atende à habilidade EF05GE07, que envolve a relação entre sociedade e natureza.

8. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais locais. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05GE08, que envolve a análise crítica de questões ambientais.

9. Criação de um Blog de Geografia

Os alunos podem criar um blog onde publicarão artigos sobre temas geográficos, como clima, relevo e cultura de diferentes regiões. Essa atividade atende à habilidade EF05GE09, que envolve a produção de textos informativos e a utilização de diferentes linguagens.

10. Mapa de Riquezas Naturais

Os alunos podem elaborar um mapa que represente as riquezas naturais do Brasil, como minérios, florestas e recursos hídricos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05GE10, que envolve a compreensão da distribuição de recursos naturais e sua importância para a sociedade.