15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Tratado de Tordesilhas

1. Mapa Interativo do Tratado de Tordesilhas

Os alunos podem criar um mapa interativo que represente as terras divididas pelo Tratado de Tordesilhas. Utilizando ferramentas como Google Maps ou softwares de mapeamento, eles devem identificar as regiões que pertenciam a Portugal e à Espanha. Essa atividade desenvolve a habilidade GEOGRAFIA – EF09GE02, que aborda a leitura e interpretação de mapas.

2. Debate sobre as Consequências do Tratado

Organizar um debate em sala de aula sobre as consequências do Tratado de Tordesilhas para os povos indígenas e para a colonização das Américas. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo a habilidade HISTÓRIA – EF09HI05, que trata da análise crítica de eventos históricos.

3. Criação de uma Linha do Tempo

Os alunos podem criar uma linha do tempo que destaque os principais eventos relacionados ao Tratado de Tordesilhas, desde sua assinatura até suas consequências. Essa atividade estimula a habilidade HISTÓRIA – EF09HI03, que envolve a organização cronológica de eventos históricos.

4. Produção de um Vídeo Explicativo

Os estudantes podem produzir um vídeo explicativo sobre o Tratado de Tordesilhas, abordando sua importância e implicações. Essa atividade promove a habilidade LINGUAGENS – EF09LP05, que envolve a produção de diferentes gêneros textuais.

5. Análise de Documentos Históricos

Os alunos devem analisar documentos históricos relacionados ao Tratado de Tordesilhas, como cartas e tratados. Essa atividade desenvolve a habilidade HISTÓRIA – EF09HI04, que trata da leitura e interpretação de fontes históricas.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o Tratado de Tordesilhas, onde os alunos devem responder questões sobre o tema. Essa atividade estimula a habilidade HISTÓRIA – EF09HI01, que envolve a compreensão de conteúdos históricos.

7. Criação de um Blog Temático

Os alunos podem criar um blog onde postam artigos sobre o Tratado de Tordesilhas, suas consequências e a visão dos povos indígenas. Essa atividade desenvolve a habilidade LINGUAGENS – EF09LP06, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

8. Simulação de uma Conferência

Realizar uma simulação de uma conferência internacional onde os alunos representam diferentes países envolvidos no Tratado de Tordesilhas. Essa atividade promove a habilidade HISTÓRIA – EF09HI06, que envolve a análise de diferentes perspectivas históricas.

9. Estudo de Caso: Impactos na Cultura Indígena

Os alunos devem realizar um estudo de caso sobre os impactos do Tratado de Tordesilhas na cultura indígena. Essa atividade desenvolve a habilidade HISTÓRIA – EF09HI07, que trata da análise das relações entre diferentes culturas.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos que expliquem o Tratado de Tordesilhas e suas implicações. Essa atividade estimula a habilidade ARTES – EF09AR02, que envolve a criação de obras artísticas para comunicar ideias.