15 Ideias de Atividades (BNCC) adolescência e puberdade

1. Debate sobre Mudanças Corporais

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir as mudanças corporais que ocorrem durante a adolescência. Divida a turma em grupos e atribua a cada um deles um tema específico, como crescimento, desenvolvimento sexual e mudanças emocionais. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas ideias, utilizando a habilidade BNCC EF15CI05, que aborda a compreensão das transformações do corpo humano.

2. Criação de um Diário da Puberdade

Peça aos alunos que criem um diário onde possam registrar suas experiências e sentimentos durante a puberdade. Essa atividade pode incluir reflexões sobre mudanças físicas, emocionais e sociais. A habilidade BNCC EF15LP01 pode ser trabalhada aqui, incentivando a escrita e a expressão pessoal.

3. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre a adolescência e a puberdade. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar perguntas e respostas, promovendo a pesquisa e a discussão. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI06, que trata da pesquisa e do conhecimento sobre o corpo humano e suas funções.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos que abordem temas relacionados à adolescência e puberdade, como saúde, higiene e relacionamentos. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos multimídia.

5. Mapa Mental sobre a Puberdade

Solicite que os alunos criem um mapa mental sobre as principais mudanças que ocorrem na puberdade. Essa atividade ajuda a organizar informações de forma visual e pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI07, que envolve a representação de informações científicas.

6. Discussão sobre Saúde Sexual

Promova uma discussão aberta sobre saúde sexual, abordando temas como consentimento, contracepção e prevenção de doenças. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento da habilidade BNCC EF15PS01, que trata da educação para a saúde e cidadania.

7. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas relacionados à puberdade, como cuidados com a higiene e saúde emocional. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos informativos e persuasivos.

8. Entrevistas com Profissionais de Saúde

Organize uma atividade onde os alunos possam entrevistar profissionais de saúde, como médicos ou psicólogos, sobre questões relacionadas à adolescência. Essa atividade promove a pesquisa e a interação social, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI08, que trata da busca por informações em diferentes fontes.

9. Dramatização de Situações Cotidianas

Proponha que os alunos encenem situações cotidianas que envolvem dilemas da adolescência, como pressão dos colegas e autoimagem. Essa atividade estimula a empatia e a reflexão, podendo ser relacionada à habilidade BNCC EF15PS02, que aborda a convivência e o respeito às diferenças.

10. Pesquisa sobre Mitos e Verdades da Puberdade

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre mitos e verdades relacionados à puberdade e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade promove o pensamento crítico e a habilidade de argumentação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a análise de informações.