15 Ideias de Atividades (BNCC) 3º ano do ensino fundamental matemática

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e suas representações gráficas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de reconhecimento numérico e memória. Habilidade BNCC: EF03MA02.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos precisam resolver problemas matemáticos para encontrar pistas. Cada pista leva a uma nova atividade, estimulando o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF03MA06.

3. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre suas frutas favoritas e, em seguida, criam gráficos de barras ou de pizza. Essa atividade ensina sobre coleta de dados e representação gráfica, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF03MA09.

4. Construção de Figuras Geométricas

Utilizando materiais recicláveis, os alunos constroem figuras geométricas, aprendendo sobre suas propriedades e classificações. Essa atividade prática ajuda a fixar o conteúdo de geometria de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF03MA11.

5. Problemas de Adição e Subtração com Contexto

Crie problemas de adição e subtração que envolvam situações do cotidiano dos alunos, como compras em uma loja de brinquedos. Isso ajuda a contextualizar a matemática e a torná-la mais relevante. Habilidade BNCC: EF03MA01.

6. Jogo de Dados para Multiplicação

Os alunos jogam dados e multiplicam os números que saem, registrando os resultados. Essa atividade é excelente para praticar a multiplicação de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: EF03MA04.

7. Desafio de Medidas

Proponha um desafio onde os alunos devem medir objetos da sala de aula utilizando régua e fita métrica, registrando as medidas em um quadro. Essa atividade ensina sobre unidades de medida e estimativas. Habilidade BNCC: EF03MA10.

8. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos devem criar sequências numéricas a partir de um número inicial, seguindo regras específicas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a identificação de padrões. Habilidade BNCC: EF03MA03.

9. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver problemas matemáticos. Essa atividade promove a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF03MA05.

10. Contagem de Objetos

Os alunos devem contar objetos da sala de aula e registrar a quantidade em uma tabela. Essa atividade é fundamental para desenvolver a habilidade de contagem e a noção de quantidade. Habilidade BNCC: EF03MA07.

11. Atividades com Dinheiro

Simule uma loja onde os alunos podem “comprar” e “vender” produtos utilizando dinheiro de brinquedo. Essa atividade ajuda a entender o valor do dinheiro e a realizar operações básicas. Habilidade BNCC: EF03MA08.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem problemas matemáticos, estimulando a criatividade e a aplicação do conhecimento matemático em narrativas. Habilidade BNCC: EF03MA12.

13. Experimentos com Volume

Realize experimentos práticos utilizando recipientes de diferentes tamanhos para ensinar sobre volume e capacidade. Os alunos podem medir e comparar os volumes de líquidos. Habilidade BNCC: EF03MA13.

14. Jogos de Raciocínio Lógico

Proponha jogos que envolvam raciocínio lógico, como quebra-cabeças e enigmas matemáticos. Essas atividades desenvolvem habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF03MA14.

15. Criação de Calendários

Os alunos criam um calendário mensal, marcando datas importantes e realizando contagens de dias. Essa atividade ajuda a entender a passagem do tempo e a organização. Habilidade BNCC: EF03MA15.