15 Ideias de Atividades (BNCC) formas geométricas na educação infantil

1. Caça às Formas Geométricas

Nesta atividade, os alunos devem explorar a sala de aula ou o pátio da escola em busca de formas geométricas. Os professores podem criar uma lista de formas, como quadrados, triângulos e círculos, e os alunos devem encontrar objetos que correspondam a essas formas. Essa atividade estimula a observação e a identificação de formas no ambiente. Habilidade BNCC: EF01MA03.

2. Montagem de Quebra-Cabeças Geométricos

Os alunos podem trabalhar em grupos para montar quebra-cabeças que representem diferentes formas geométricas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão das propriedades das formas. Os professores podem criar quebra-cabeças com figuras planas e tridimensionais. Habilidade BNCC: EF01MA04.

3. Desenho de Formas com Giz

Utilizando giz de cera ou giz de quadro, os alunos podem desenhar formas geométricas em um grande papel ou na lousa. Essa atividade permite que as crianças expressem sua criatividade enquanto praticam a identificação e a representação das formas. Habilidade BNCC: EF01MA01.

4. Jogo da Memória Geométrica

Os professores podem criar um jogo da memória com cartões que apresentam diferentes formas geométricas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a reforçar o reconhecimento das formas e a memória visual. Habilidade BNCC: EF01MA02.

5. Construção de Formas com Materiais Recicláveis

Os alunos podem usar materiais recicláveis, como caixas, garrafas e papel, para construir formas geométricas. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência ambiental, além de permitir que os alunos explorem as características das formas tridimensionais. Habilidade BNCC: EF01MA05.

6. Formas em Movimento

Os alunos podem participar de uma atividade onde representam diferentes formas geométricas com seus corpos. Por exemplo, eles podem formar um triângulo, um quadrado ou um círculo em grupos. Essa atividade promove a expressão corporal e a compreensão espacial. Habilidade BNCC: EF01MA06.

7. Pintura de Formas Geométricas

Os alunos podem pintar formas geométricas em um mural ou em folhas de papel. Os professores podem introduzir cores e padrões, permitindo que as crianças explorem a combinação de formas e cores. Habilidade BNCC: EF01MA07.

8. Formas no Cotidiano

Os alunos podem trazer objetos de casa que representem formas geométricas e apresentá-los para a turma. Essa atividade ajuda a conectar o aprendizado escolar com a vida cotidiana, além de estimular a fala e a apresentação em público. Habilidade BNCC: EF01MA08.

9. Criação de Histórias com Formas

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos ou contos que envolvam formas geométricas como personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de reforçar o reconhecimento das formas. Habilidade BNCC: EF01MA09.

10. Formas e Música

Os alunos podem criar uma dança ou uma coreografia que represente diferentes formas geométricas. Essa atividade combina movimento e música, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: EF01MA10.

11. Formas em Família

Os alunos podem envolver suas famílias em uma atividade onde todos devem identificar formas geométricas em casa e compartilhar suas descobertas com a turma. Essa atividade promove a interação familiar e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF01MA11.

12. Formas e Natureza

Os alunos podem realizar uma caminhada ao ar livre para observar formas geométricas na natureza, como folhas, flores e pedras. Essa atividade incentiva a exploração do meio ambiente e a conexão com a natureza. Habilidade BNCC: EF01MA12.

13. Formas em Jogos de Tabuleiro

Os professores podem criar jogos de tabuleiro que envolvam formas geométricas, onde os alunos devem avançar no tabuleiro ao identificar corretamente as formas. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a interação social. Habilidade BNCC: EF01MA13.

14. Formas e Tecnologia

Os alunos podem usar aplicativos ou jogos online que envolvam a identificação e a manipulação de formas geométricas. Essa atividade integra tecnologia ao aprendizado, tornando-o mais atraente para as crianças. Habilidade BNCC: EF01MA14.

15. Exposição de Formas Geométricas

Os alunos podem organizar uma exposição com os trabalhos realizados durante as atividades sobre formas geométricas. Essa atividade permite que as crianças apresentem suas criações e aprendizados para a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF01MA15.