15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre problemas ambientais

1. Criação de um Painel de Problemas Ambientais

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar e criar um painel que represente os principais problemas ambientais enfrentados na atualidade, como desmatamento, poluição e aquecimento global. Os alunos podem utilizar recortes de revistas, gráficos e desenhos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI01, que envolve a análise de dados e informações sobre questões ambientais.

2. Debate sobre Sustentabilidade

Os alunos serão divididos em grupos para discutir diferentes aspectos da sustentabilidade, como consumo consciente e energias renováveis. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, promovendo um debate. Esta atividade atende à habilidade EF09CI02, que trata da argumentação e do respeito às opiniões divergentes.

3. Visita a uma Área Verde

Organizar uma visita a um parque ou reserva ambiental onde os alunos possam observar a biodiversidade local. Durante a visita, os alunos devem anotar as espécies de plantas e animais que encontrarem, relacionando-as com a importância da preservação ambiental. Essa atividade está relacionada à habilidade EF09CI03, que envolve a observação e a análise do meio ambiente.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos devem criar vídeos curtos que abordem um problema ambiental específico e proponham soluções. Os vídeos podem ser compartilhados nas redes sociais da escola, promovendo a conscientização. Esta atividade se alinha à habilidade EF09CI04, que envolve a produção de conteúdos multimídia.

5. Jogo de Tabuleiro sobre Problemas Ambientais

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre os problemas ambientais e suas soluções. O jogo deve incluir perguntas e desafios relacionados à preservação do meio ambiente. Essa atividade atende à habilidade EF09CI05, que envolve a criação de jogos e brincadeiras educativas.

6. Campanha de Coleta de Lixo

Os alunos devem organizar uma campanha de coleta de lixo na escola ou na comunidade, conscientizando sobre a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI06, que envolve a prática de ações de cidadania e responsabilidade social.

7. Criação de um Blog sobre Meio Ambiente

Os alunos podem criar um blog onde publiquem artigos, fotos e vídeos sobre questões ambientais. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de promover a troca de informações. Esta atividade se relaciona à habilidade EF09CI07, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

8. Experimentos Científicos sobre Poluição

Realizar experimentos simples que demonstrem os efeitos da poluição na água e no solo. Os alunos podem observar a diferença entre água limpa e poluída, por exemplo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI08, que envolve a investigação científica e a análise de resultados.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos devem criar cartazes que informem sobre os problemas ambientais e suas consequências. Os cartazes podem ser expostos na escola para sensibilizar a comunidade escolar. Esta atividade atende à habilidade EF09CI09, que envolve a produção de materiais informativos.

10. Simulação de Conferência Ambiental

Os alunos podem participar de uma simulação de conferência ambiental, onde representarão diferentes países e discutirão políticas de preservação. Essa atividade promove o entendimento sobre a importância da colaboração global. Esta atividade se alinha à habilidade EF09CI10, que envolve a discussão de temas globais e a construção de soluções conjuntas.