15 Ideias de Atividades (BNCC) sílaba tônica

1. Jogo da Sílaba Tônica

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de tabuleiro onde os alunos devem identificar a sílaba tônica de palavras sorteadas. Os alunos podem se dividir em grupos e, ao longo do jogo, devem avançar casas ao acertar a sílaba tônica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a identificação de sílabas tônicas em palavras.

2. Caça-Palavras de Sílaba Tônica

Os alunos recebem uma folha com um caça-palavras que contém diversas palavras. O objetivo é encontrar e circular as palavras que possuem a sílaba tônica destacada. Essa atividade promove a leitura atenta e a identificação das sílabas tônicas, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC.

3. Música e Sílaba Tônica

Utilizar músicas conhecidas para identificar a sílaba tônica das palavras nas letras. Os alunos podem ouvir a música e, em seguida, escrever as palavras que encontraram, destacando a sílaba tônica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a análise de letras de músicas.

4. Criação de Poemas

Os alunos são desafiados a criar pequenos poemas ou versos, focando em palavras que tenham diferentes sílabas tônicas. Após a criação, cada aluno pode ler seu poema em voz alta, permitindo que os colegas identifiquem as sílabas tônicas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP04 da BNCC, que incentiva a produção textual.

5. Bingo da Sílaba Tônica

Organizar um bingo onde as cartelas contêm palavras e o professor chama as sílabas tônicas. Os alunos devem marcar as palavras que possuem a sílaba tônica correspondente. Essa atividade é uma forma lúdica de reforçar o aprendizado, alinhada à habilidade EF15LP05 da BNCC.

6. Desenho e Sílaba Tônica

Nesta atividade, os alunos desenham objetos ou animais e, ao lado, escrevem o nome, destacando a sílaba tônica. Essa prática estimula a criatividade e a identificação das sílabas tônicas, atendendo à habilidade EF15LP06 da BNCC.

7. Flashcards de Sílaba Tônica

Os alunos criam flashcards com palavras de um lado e a sílaba tônica do outro. Em duplas, eles podem testar um ao outro, promovendo a memorização e a identificação das sílabas tônicas. Essa atividade é alinhada à habilidade EF15LP07 da BNCC.

8. Roda de Conversa

Promover uma roda de conversa onde os alunos compartilham palavras que conhecem e identificam a sílaba tônica. Essa interação oral estimula o aprendizado colaborativo e atende à habilidade EF15LP08 da BNCC.

9. Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos utilizando palavras que possuem sílabas tônicas. Ao final, eles devem apresentar suas histórias para a turma, destacando as sílabas tônicas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP09 da BNCC.

10. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos recortam palavras de revistas e jornais, colando-as em um cartaz. Eles devem identificar e destacar a sílaba tônica de cada palavra colada. Essa atividade prática promove a identificação visual e está alinhada à habilidade EF15LP10 da BNCC.