15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental 2 ciências

1. Experimentos com Plantas

Os alunos podem realizar experimentos simples com diferentes tipos de sementes, observando o crescimento em condições variadas, como luz, água e solo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI01, que envolve investigar as condições necessárias para o desenvolvimento de seres vivos.

2. Ciclo da Água

Uma atividade prática sobre o ciclo da água pode ser feita através da montagem de um mini ecossistema em garrafas PET. Os alunos devem observar e registrar as mudanças ao longo do tempo, abordando a habilidade EF05CI02, que trata dos processos de transformação da água no ambiente.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem criar um mural classificando diferentes animais em grupos, como mamíferos, aves, répteis, entre outros. Essa atividade atende à habilidade EF05CI03, que envolve a classificação dos seres vivos de acordo com suas características.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experimentos com ímãs e objetos ferrosos permite que os alunos explorem o conceito de magnetismo. Eles podem registrar suas observações e discutir a habilidade EF05CI04, que aborda as propriedades dos materiais e suas interações.

5. Observação de Insetos

Os alunos podem sair para um passeio e coletar insetos, observando suas características e habitats. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI05, que envolve a observação e descrição de seres vivos em seu ambiente natural.

6. Montagem de um Terrário

Os alunos podem montar um terrário, aprendendo sobre os ecossistemas e a importância da biodiversidade. Essa atividade se conecta à habilidade EF05CI06, que trata da relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

7. Estudo do Solo

Os alunos podem coletar amostras de solo de diferentes locais e analisar suas características, como textura e composição. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI07, que envolve a investigação das propriedades do solo e sua importância para a vida.

8. Observação Astronômica

Organizar uma noite de observação das estrelas e planetas pode despertar o interesse dos alunos pela astronomia. Essa atividade atende à habilidade EF05CI08, que envolve a exploração do universo e seus fenômenos.

9. Criação de um Diário de Ciências

Os alunos podem manter um diário de ciências, registrando suas observações e experimentos ao longo do semestre. Essa atividade se relaciona à habilidade EF05CI09, que incentiva a prática da investigação científica.

10. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate sobre práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente pode ser uma atividade enriquecedora. Essa proposta está alinhada à habilidade EF05CI10, que aborda a importância da sustentabilidade para o futuro do planeta.