15 Ideias de Atividades (BNCC) com argila educação infantil

1. Modelagem de Animais com Argila

Uma atividade divertida e educativa onde as crianças podem modelar diferentes animais utilizando argila. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Os alunos podem aprender sobre as características dos animais que estão criando, promovendo o conhecimento sobre a fauna. Habilidade BNCC: EI03CG02.

2. Criação de Personagens de Histórias

Nesta atividade, os alunos podem criar personagens de suas histórias favoritas ou inventar novos. A argila permite que as crianças expressem suas ideias de forma tridimensional, desenvolvendo habilidades de narrativa e imaginação. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Construção de Cenários Naturais

Os alunos podem criar cenários que representem diferentes biomas, como florestas, desertos e oceanos. Essa atividade promove o aprendizado sobre ecologia e a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: EI03EO02.

4. Confecção de Utensílios de Argila

As crianças podem aprender a fazer pequenos utensílios, como pratos e copos, utilizando argila. Essa atividade ensina sobre a utilidade dos objetos e a importância do trabalho manual. Habilidade BNCC: EI03ET01.

5. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras de argila que representem diferentes culturas ou personagens. Essa atividade é uma excelente forma de trabalhar a diversidade cultural e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI03EF02.

6. Montagem de Mosaicos

Utilizando argila colorida, as crianças podem criar mosaicos que formem imagens ou padrões. Essa atividade estimula a percepção visual e a coordenação motora, além de ser uma forma divertida de trabalhar com cores e formas. Habilidade BNCC: EI03CG03.

7. Criação de Miniaturas de Objetos do Dia a Dia

As crianças podem modelar miniaturas de objetos que fazem parte do seu cotidiano, como móveis e brinquedos. Essa atividade ajuda a desenvolver a observação e a atenção aos detalhes. Habilidade BNCC: EI03EF03.

8. Representação de Contos de Fadas

Nesta atividade, os alunos podem criar figuras de argila que representem personagens e cenários de contos de fadas. Isso estimula a criatividade e a compreensão de narrativas. Habilidade BNCC: EI03EF04.

9. Criação de Jogos Educativos

As crianças podem desenvolver jogos simples utilizando peças de argila, como dominós ou quebra-cabeças. Essa atividade promove o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03MT01.

10. Construção de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar pequenos instrumentos musicais, como chocalhos e flautas, utilizando argila. Essa atividade une arte e música, promovendo a expressão cultural e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03AR01.

11. Criação de Plantas e Flores

As crianças podem modelar diferentes tipos de plantas e flores, aprendendo sobre botânica e a importância das plantas para o meio ambiente. Habilidade BNCC: EI03EO01.

12. Construção de Personagens de Fábulas

Nesta atividade, os alunos podem criar personagens de fábulas conhecidas, explorando a moral da história e desenvolvendo habilidades de interpretação. Habilidade BNCC: EI03EF05.

13. Criação de Jogos de Tabuleiro

As crianças podem desenvolver um jogo de tabuleiro utilizando peças de argila, estimulando a criatividade e o raciocínio estratégico. Habilidade BNCC: EI03MT02.

14. Modelagem de Formas Geométricas

Os alunos podem trabalhar com argila para criar diferentes formas geométricas, aprendendo sobre suas propriedades e aplicações no cotidiano. Habilidade BNCC: EI03MT03.

15. Criação de Relíquias Históricas

As crianças podem modelar objetos que representem diferentes períodos históricos, promovendo o aprendizado sobre a história e a cultura. Habilidade BNCC: EI03HI01.