15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre animais domésticos e selvagens educação infantil

1. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos sobre diferentes animais domésticos e selvagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o aprendizado sobre as características e habitats dos animais. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Memória com Animais

Elabore um jogo de memória utilizando imagens de animais domésticos e selvagens. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a desenvolver a memória visual e o reconhecimento de diferentes espécies. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Contação de Histórias

Promova sessões de contação de histórias que envolvam animais como protagonistas. Os alunos podem criar suas próprias narrativas, incentivando a imaginação e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Atividade de Classificação

Os alunos podem classificar imagens de animais em grupos, como domésticos e selvagens. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de categorização e compreensão de diferenças entre os grupos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Desenho e Pintura de Animais

Incentive os alunos a desenhar e pintar seus animais favoritos, promovendo a expressão artística e a coordenação motora. Os desenhos podem ser expostos na sala de aula. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Música e Dança sobre Animais

Crie uma atividade onde os alunos possam cantar e dançar músicas que falem sobre animais. Isso ajuda a desenvolver a musicalidade e a coordenação motora, além de ser uma forma divertida de aprendizado. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Visita a um Zoológico ou Sítio

Organize uma visita a um zoológico ou sítio para que os alunos possam observar animais em seus habitats. Essa experiência prática enriquece o aprendizado e proporciona uma conexão real com a natureza. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Criação de um Diário de Animais

Os alunos podem manter um diário onde registram informações sobre os animais que estudam, incluindo desenhos, características e curiosidades. Essa atividade estimula a escrita e a observação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Teatro de Fantoches

Promova uma atividade de teatro de fantoches onde os alunos representem histórias envolvendo animais. Isso desenvolve a criatividade, a expressão corporal e a habilidade de trabalhar em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Experimentos com Animais de Estimação

Realize atividades práticas onde os alunos possam aprender sobre cuidados com animais de estimação, como alimentação e higiene. Isso ensina responsabilidade e empatia. Habilidade BNCC: EF15CI02.

11. Criação de um Mural de Animais

Os alunos podem colaborar na criação de um mural coletivo sobre animais, incluindo informações e imagens. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

12. Jogos de Role-Playing

Incentive os alunos a participar de jogos de role-playing onde eles assumem o papel de diferentes animais. Isso estimula a empatia e a compreensão das características de cada espécie. Habilidade BNCC: EF15LP07.

13. Pesquisa sobre Animais em Extinção

Os alunos podem realizar pesquisas sobre animais em extinção e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade promove a conscientização sobre a preservação ambiental. Habilidade BNCC: EF15CI03.

14. Criação de um Livro de Animais

Os alunos podem criar um livro ilustrado sobre animais, onde cada um contribui com uma página. Isso estimula a escrita, a ilustração e o trabalho colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

15. Atividades de Sensibilização com Animais

Realize atividades que promovam a sensibilização sobre o tratamento adequado de animais, como palestras ou debates. Isso ensina respeito e responsabilidade em relação aos seres vivos. Habilidade BNCC: EF15CI04.