15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre formigas

1. Observação de Formigas em Campo

Os alunos poderão realizar uma atividade de campo onde observarão formigas em seu habitat natural. Essa atividade deve ser feita em grupos, onde cada grupo terá a tarefa de registrar o comportamento das formigas, como a forma de se locomover, a busca por alimento e a interação entre elas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação de seres vivos e suas interações.

2. Construção de Formigueiros em Miniatura

Os alunos poderão criar formigueiros em miniatura utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e caixas de papelão. Essa atividade estimulará a criatividade e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos compreendam a estrutura dos formigueiros e a importância do ambiente para a sobrevivência das formigas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI02, que aborda a construção de modelos e representações de seres vivos.

3. Experimentos com Alimentos Preferidos das Formigas

Os alunos poderão realizar experimentos para descobrir quais alimentos são mais atrativos para as formigas. Serão utilizados diferentes tipos de alimentos, como açúcar, frutas e pães, e os alunos deverão observar e registrar qual alimento as formigas preferem. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI03, que envolve a formulação de hipóteses e a realização de experimentos.

4. Criação de um Diário de Bordo das Formigas

Cada aluno poderá criar um diário de bordo onde registrará suas observações diárias sobre as formigas. Esse diário pode incluir desenhos, anotações sobre o comportamento das formigas e reflexões sobre o que aprenderam. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI04, que envolve a documentação de experiências e observações científicas.

5. Estudo das Espécies de Formigas

Os alunos poderão pesquisar diferentes espécies de formigas, suas características e habitats. Cada aluno ou grupo poderá escolher uma espécie para apresentar aos colegas, utilizando recursos como cartazes ou apresentações digitais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI05, que envolve a pesquisa e apresentação de informações sobre seres vivos.

6. Jogo de Classificação de Formigas

Os alunos poderão participar de um jogo onde deverão classificar diferentes imagens de formigas de acordo com suas características. Essa atividade pode ser realizada em grupos e estimulará o raciocínio lógico e a observação. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI06, que aborda a classificação de seres vivos.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos sobre Formigas

Os alunos poderão criar histórias em quadrinhos que retratem a vida das formigas e suas interações no ambiente. Essa atividade estimulará a criatividade e a expressão artística, além de promover o aprendizado sobre o comportamento das formigas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02AR01, que envolve a produção de narrativas visuais.

8. Experiência sobre o Papel das Formigas no Ecossistema

Os alunos poderão realizar uma atividade em que investigarão o papel das formigas no ecossistema, como a decomposição de matéria orgânica e a polinização. Eles podem criar um painel informativo para apresentar suas descobertas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI07, que aborda a compreensão das interações entre os seres vivos e o meio ambiente.

9. Formigas e a Alimentação Sustentável

Os alunos poderão discutir como as formigas contribuem para a alimentação sustentável, como a reciclagem de nutrientes no solo. Eles poderão elaborar um projeto que mostre a importância das formigas para a agricultura e o meio ambiente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI08, que envolve a reflexão sobre práticas sustentáveis.

10. Teatro de Fantoches sobre Formigas

Os alunos poderão criar um teatro de fantoches onde representarão a vida das formigas e suas interações. Essa atividade promoverá a expressão oral e a criatividade, além de permitir que os alunos aprendam sobre o comportamento social das formigas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02AR02, que envolve a produção de performances artísticas.