15 Ideias de Atividades (BNCC) introdução à literatura

1. Leitura Compartilhada de Contos

Uma atividade que promove a leitura compartilhada de contos clássicos e contemporâneos. Os alunos devem se reunir em grupos e escolher um conto para ler em voz alta. Após a leitura, cada grupo deve discutir os principais temas e personagens da história, incentivando a interpretação e a análise crítica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que propõe a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Fanzine Literário

Nesta atividade, os alunos são convidados a criar um fanzine que reúna suas histórias, poemas e ilustrações inspiradas em suas leituras. O fanzine pode ser impresso ou digital e deve incluir resenhas de livros que os alunos leram. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

3. Teatro de Sombras

Os alunos podem adaptar uma história literária para um teatro de sombras. Eles devem criar os personagens e cenários utilizando papel e luz, apresentando a história para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata da produção e apreciação de diferentes linguagens artísticas.

4. Debate Literário

Organizar um debate sobre um livro lido em sala de aula. Os alunos devem se preparar para defender suas opiniões sobre os temas abordados na obra, promovendo a argumentação e o respeito às diferentes opiniões. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a argumentação e a construção de diálogos.

5. Diário de Leitura

Cada aluno deve manter um diário de leitura onde registra suas impressões sobre os livros lidos, incluindo trechos que mais gostou e reflexões pessoais. Essa prática estimula a escrita e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que propõe a produção de textos reflexivos.

6. Jogo de Perguntas Literárias

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre obras literárias estudadas. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar perguntas e, em seguida, jogar em sala. Essa atividade promove o conhecimento e a memorização de conteúdos, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

7. Produção de Podcast Literário

Os alunos podem criar um podcast onde discutem livros, autores e temas literários. Eles devem se dividir em grupos e escolher um tema para cada episódio, desenvolvendo roteiros e gravando as discussões. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que propõe a produção de textos orais e digitais.

8. Análise de Poemas

Realizar uma atividade de análise de poemas, onde os alunos escolhem um poema para estudar em profundidade. Eles devem identificar figuras de linguagem, temas e sentimentos expressos, apresentando suas análises para a turma. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP08, que envolve a leitura e interpretação de poesias.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos baseada em um conto ou livro que leram. Eles devem desenvolver os personagens, o enredo e as ilustrações, estimulando a criatividade e a interpretação visual. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP09, que propõe a produção de textos em diferentes formatos.

10. Clube do Livro

Formar um clube do livro onde os alunos se reúnem regularmente para discutir uma obra escolhida. Cada encontro pode incluir uma apresentação sobre o autor, o contexto histórico e uma discussão sobre os temas abordados. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP10, que envolve a leitura e a apreciação de obras literárias.