15 Ideias de Atividades (BNCC) círculo e circunferência para o 5º ano

1. Criando Círculos com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos devem utilizar materiais recicláveis, como papelão e tampas de garrafa, para criar círculos de diferentes tamanhos. A habilidade BNCC correspondente é a EF05MA09, que envolve a construção e a identificação de figuras geométricas planas. Os alunos podem medir os diâmetros e circunferências, promovendo a prática de cálculos e a compreensão das propriedades dos círculos.

2. Medindo a Circunferência com Fita Métrica

Os alunos devem usar uma fita métrica para medir a circunferência de objetos redondos na sala de aula ou no pátio da escola. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05MA09, pois envolve a medição e a comparação de diferentes circunferências. Os alunos podem registrar suas medições em um gráfico, facilitando a visualização e a análise dos dados coletados.

3. Jogo da Roda dos Círculos

Os alunos podem participar de um jogo onde devem girar uma roda dividida em setores circulares, cada um representando uma pergunta sobre círculos e circunferências. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF05MA10, que envolve a resolução de problemas utilizando a geometria. Os alunos devem responder às perguntas corretamente para avançar no jogo, promovendo o aprendizado de forma lúdica.

4. Desenhando Círculos com Compasso

Utilizando um compasso, os alunos devem desenhar círculos de diferentes raios em folhas de papel. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05MA09, que envolve a construção de figuras geométricas. Os alunos podem explorar a relação entre o raio e a circunferência, além de aprender a manusear o compasso corretamente, desenvolvendo habilidades manuais e geométricas.

5. Explorando a Fórmula da Circunferência

Os alunos devem investigar a fórmula da circunferência (C = 2πr) através de uma atividade prática. Eles podem medir o raio de vários círculos que desenharam e calcular suas circunferências. Esta atividade está vinculada à habilidade EF05MA10, que envolve a resolução de problemas matemáticos. Os alunos devem apresentar suas descobertas em um pequeno relatório, promovendo a escrita e a comunicação.

6. Criando um Mapa de Círculos

Os alunos podem criar um mapa utilizando círculos para representar diferentes locais, como escolas, parques e casas. Esta atividade se relaciona com a habilidade EF05MA09, que envolve a representação de dados. Os alunos devem calcular a área de cada círculo e discutir a importância de cada local representado, promovendo a interdisciplinaridade entre matemática e geografia.

7. Atividade de Cálculo de Área de Círculos

Os alunos devem calcular a área de círculos desenhados em papel milimetrado. A habilidade BNCC correspondente é a EF05MA09, que envolve a compreensão das propriedades das figuras geométricas. Os alunos podem comparar as áreas de círculos de diferentes tamanhos e discutir como a área varia em relação ao raio, promovendo o raciocínio lógico e a análise crítica.

8. Experimento com Água e Círculos

Os alunos podem realizar um experimento utilizando água e recipientes circulares para observar a relação entre o volume de água e a área da superfície. Esta atividade está alinhada à habilidade EF05MA10, que envolve a resolução de problemas práticos. Os alunos devem registrar suas observações e discutir os resultados em grupos, promovendo o trabalho em equipe e a comunicação.

9. Criação de um Jogo de Tabuleiro com Círculos

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro onde o percurso é feito em círculos. Esta atividade se relaciona com a habilidade EF05MA10, que envolve a resolução de problemas e a aplicação de conceitos geométricos. Os alunos devem elaborar regras para o jogo e apresentar suas criações para a turma, promovendo a criatividade e o trabalho colaborativo.

10. Análise de Obras de Arte com Círculos

Os alunos podem analisar obras de arte que utilizam círculos, como as de Piet Mondrian ou Wassily Kandinsky. Esta atividade está vinculada à habilidade EF05MA09, que envolve a identificação de formas geométricas em diferentes contextos. Os alunos devem discutir como os círculos são utilizados nas obras e como isso impacta a composição visual, promovendo a interdisciplinaridade entre arte e matemática.