15 Ideias de Atividades (BNCC) com a história A Nuvemzinha Triste

1. Leitura e Interpretação da História

Inicie a atividade com a leitura da história “A Nuvemzinha Triste”. Após a leitura, promova uma discussão em sala sobre os sentimentos da nuvem e como isso se relaciona com as emoções humanas. Os alunos podem expressar suas opiniões e sentimentos, desenvolvendo a habilidade de interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Desenhos

Pede-se que os alunos desenhem a nuvem e os personagens da história. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, permitindo que os alunos visualizem a narrativa. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Roda de Conversa sobre Emoções

Organize uma roda de conversa onde os alunos compartilham experiências relacionadas a sentimentos de tristeza e alegria, assim como a nuvem da história. Essa atividade promove a empatia e a compreensão emocional. Habilidade BNCC: EF15PS01.

4. Produção de Texto

Os alunos devem escrever uma continuação da história, imaginando o que acontece com a nuvem após os eventos narrados. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Atividade de Música

Escolha uma canção que fale sobre sentimentos e peça aos alunos que a analisem. Depois, eles podem criar uma letra de música inspirada na nuvem e seus sentimentos, promovendo a integração entre música e literatura. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Jogo de Dramaturgia

Divida a turma em grupos e peça que encenem partes da história. Essa atividade ajuda os alunos a compreenderem melhor os personagens e suas emoções, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR03.

7. Criação de um Diário da Nuvem

Os alunos devem criar um diário em que a nuvem narra suas experiências e sentimentos. Essa atividade estimula a escrita reflexiva e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Mapa Conceitual

Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual sobre os sentimentos abordados na história. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a desenvolver habilidades de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Atividade de Leitura Dramática

Realize uma leitura dramática da história, onde os alunos podem interpretar os personagens. Essa atividade promove a expressão oral e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem as emoções da nuvem e como ela se sente ao longo da história. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual. Habilidade BNCC: EF15AR04.