15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre higiene e saúde 2º ano

1. Criação de Cartazes sobre Higiene Pessoal

Nesta atividade, os alunos irão criar cartazes que abordem a importância da higiene pessoal, como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos. Os alunos podem usar materiais recicláveis e cores vibrantes para tornar os cartazes atraentes. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI01, que trata da compreensão dos cuidados com a saúde e higiene.

2. Jogo da Memória sobre Hábitos Saudáveis

Os alunos poderão participar de um jogo da memória que contenha imagens de hábitos saudáveis e não saudáveis. Essa atividade ajuda a reforçar o aprendizado sobre o que é considerado saudável. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI02, que envolve a identificação de práticas que promovem a saúde.

3. Roda de Conversa sobre Alimentação Saudável

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam discutir sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. Incentive-os a trazerem exemplos de casa e compartilharem suas experiências. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI03, que aborda a importância da alimentação equilibrada.

4. Experiência Prática de Lavagem de Mãos

Realize uma atividade prática onde os alunos aprendem a lavar as mãos corretamente. Utilize sabão, água e um temporizador para que eles possam entender a duração ideal da lavagem. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI04, que enfatiza a importância da higiene das mãos.

5. Criação de uma Música sobre Saúde

Os alunos podem criar uma música ou uma paródia que fale sobre a importância da saúde e da higiene. Essa atividade estimula a criatividade e a memorização de conceitos importantes. A habilidade BNCC correspondente é EF02AR05, que envolve a expressão artística e musical.

6. Desenho de Super-Heróis da Saúde

Peça aos alunos que desenhem super-heróis que lutam contra germes e doenças. Essa atividade ajuda a criar uma conexão lúdica com a importância da higiene. A habilidade BNCC correspondente é EF02AR06, que trata da apreciação e criação artística.

7. Montagem de um Diário de Saúde

Os alunos podem criar um diário onde registram suas atividades diárias relacionadas à saúde, como alimentação e exercícios. Essa atividade promove a reflexão sobre hábitos saudáveis. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI05, que envolve a autoavaliação de hábitos de vida.

8. Visita a um Profissional de Saúde

Organize uma visita a um dentista ou médico, onde os alunos possam aprender sobre cuidados com a saúde diretamente com um profissional. Essa atividade proporciona uma experiência prática e educativa. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI06, que aborda a valorização dos profissionais de saúde.

9. Criação de um Jogo de Tabuleiro sobre Saúde

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que inclua perguntas e respostas sobre saúde e higiene. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e o aprendizado lúdico. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI07, que envolve a construção de conhecimentos em grupo.

10. Apresentação de Projetos sobre Higiene

Os alunos podem desenvolver pequenos projetos sobre diferentes aspectos da higiene e saúde, apresentando-os para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI08, que trata da apresentação de ideias e conhecimentos adquiridos.