15 Ideias de Atividades (BNCC) de adaptação educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Os professores podem selecionar livros que abordem temas relevantes para a faixa etária e que estejam alinhados à BNCC. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a apreciação e a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Jogos de Rimas

Os jogos de rimas são uma excelente forma de trabalhar a sonoridade das palavras e a linguagem oral. Os alunos podem criar rimas a partir de palavras-chave, desenvolvendo a habilidade de identificar sons semelhantes. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP02 da BNCC, que trata da produção de textos orais.

3. Pintura com Tintas Naturais

Utilizar tintas feitas de ingredientes naturais, como frutas e vegetais, é uma maneira divertida de explorar as cores e texturas. Além de estimular a criatividade, essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que envolve a experimentação de diferentes materiais e técnicas artísticas.

4. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os professores podem criar cenários que reflitam a realidade, permitindo que os alunos explorem papéis e situações. Essa atividade se alinha à habilidade EF15CI01 da BNCC, que aborda a interação e a convivência em grupo.

5. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem no ambiente escolar promove o contato com a natureza e ensina sobre o ciclo de vida das plantas. Os alunos podem plantar sementes e acompanhar seu crescimento, desenvolvendo a habilidade EF15CI02 da BNCC, que trata da observação e registro de fenômenos naturais.

6. Criação de Músicas e Canções

Estimular as crianças a criar suas próprias músicas é uma forma de trabalhar a linguagem e a criatividade. Os alunos podem usar instrumentos simples e compor letras que reflitam suas experiências. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR02 da BNCC, que envolve a criação e a interpretação de produções artísticas.

7. Atividades de Movimento e Dança

As atividades de movimento e dança ajudam no desenvolvimento motor e na expressão corporal. Os professores podem organizar uma aula de dança onde as crianças possam se movimentar livremente, alinhando-se à habilidade EF15EF01 da BNCC, que trata da prática de atividades corporais.

8. Jogos de Memória com Palavras

Os jogos de memória são ótimos para trabalhar a memória e a linguagem. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens, ajudando as crianças a associar os dois. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

9. Experimentos Simples de Ciências

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, pode despertar a curiosidade científica das crianças. Os alunos podem observar as reações e discutir o que acontece, alinhando-se à habilidade EF15CI03 da BNCC, que envolve a investigação e a experimentação.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa e a criatividade. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a colaboração e a troca de ideias. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que trata da produção de textos escritos.