15 Ideias de Atividades (BNCC) A Margarida Friorenta maternal

1. Contação de História: A Margarida Friorenta

Inicie a atividade com a leitura do livro “A Margarida Friorenta”. Após a leitura, promova uma roda de conversa onde as crianças poderão compartilhar suas impressões sobre a história. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e expressão oral, alinhada à BNCC, especificamente à habilidade EF15LP01, que trata da interação em situações de comunicação.

2. Criação de Desenhos Temáticos

Após a contação da história, incentive os alunos a desenharem a Margarida Friorenta e outros personagens do livro. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação de obras de arte.

3. Jogo de Memória com Palavras

Crie um jogo de memória utilizando palavras e imagens relacionadas à história. As crianças devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da memória e do vocabulário, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que aborda a ampliação do vocabulário.

4. Atividade de Recorte e Colagem

Proponha uma atividade de recorte e colagem onde os alunos devem criar um mural com elementos da história. Essa atividade promove a coordenação motora fina e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade EF15AR02, que envolve a produção de obras de arte.

5. Teatro de Fantoches

Organize uma apresentação de teatro de fantoches baseada na história da Margarida Friorenta. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar partes da história. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR03, que trata da expressão artística.

6. Música e Rimas

Crie uma música ou rima inspirada na história da Margarida Friorenta. As crianças podem criar letras e melodias, estimulando a musicalidade e a linguagem, em conformidade com a habilidade EF15MU01, que envolve a apreciação e a produção musical.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a leitura, promova um jogo de perguntas e respostas sobre a história. As crianças devem responder a perguntas simples, desenvolvendo a compreensão de texto e a habilidade de argumentação, alinhada à habilidade EF15LP03, que trata da interpretação de textos.

8. Criação de um Diário da Margarida

Peça para os alunos criarem um diário fictício da Margarida Friorenta, onde eles escrevem sobre suas aventuras. Essa atividade estimula a escrita e a imaginação, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos.

9. Experiência Sensorial com Plantas

Realize uma atividade ao ar livre onde as crianças possam tocar, cheirar e observar diferentes tipos de flores e plantas. Essa atividade promove a conexão com a natureza e o desenvolvimento sensorial, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que trata da observação e exploração do ambiente.

10. Criação de Cartazes Educativos

Proponha que os alunos criem cartazes educativos sobre a importância das flores e plantas no meio ambiente. Essa atividade desenvolve a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF15CI02, que envolve a comunicação de ideias e informações.