15 Ideias de Atividades (BNCC) animais em extinção 4º ano

1. Pesquisa sobre Animais em Extinção

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes espécies de animais em extinção, utilizando livros, internet e documentários. Essa atividade estimula a curiosidade e o aprendizado sobre a biodiversidade. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – EF04CI01.

2. Criação de Cartazes Informativos

Após a pesquisa, os alunos podem criar cartazes informativos sobre os animais que escolheram, incluindo informações como habitat, alimentação e ameaças. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: ARTES – 4º ano – EF15AR02.

3. Debate sobre Conservação

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância da conservação dos animais em extinção. Os alunos podem se dividir em grupos e apresentar argumentos a favor e contra, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 4º ano – EF15LP01.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos abordando a temática dos animais em extinção, utilizando recursos como animações ou dramatizações. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 4º ano – EF15LP02.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre os animais em extinção, onde os alunos podem testar seus conhecimentos de forma lúdica. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – EF04CI02.

6. Visita a um Zoológico ou Parque Natural

Organizar uma visita a um zoológico ou parque natural que tenha programas de conservação. Os alunos poderão observar os animais e aprender sobre os esforços de preservação. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – EF04CI03.

7. Criação de um Diário de Bordo

Cada aluno pode criar um diário de bordo onde registrará suas descobertas sobre os animais em extinção, incluindo desenhos e informações. Essa atividade estimula a escrita e a observação. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 4º ano – EF15LP03.

8. Mapa da Extinção

Os alunos podem criar um mapa que mostre a distribuição geográfica dos animais em extinção, utilizando diferentes cores para indicar os níveis de ameaça. Essa atividade desenvolve habilidades de geografia e interpretação de dados. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – 4º ano – EF04GE01.

9. Apresentação de Projetos

Os alunos podem apresentar seus projetos sobre os animais em extinção para a turma, utilizando recursos visuais como slides ou maquetes. Essa atividade estimula a comunicação e a autoexpressão. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 4º ano – EF15LP04.

10. Criação de uma Campanha de Conscientização

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre a importância da preservação dos animais em extinção, criando slogans e materiais gráficos. Essa atividade promove o engajamento social e a responsabilidade ambiental. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – EF04CI04.