15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre medidas de tempo ensino fundamental

1. Cronograma de Atividades

Os alunos podem criar um cronograma semanal, onde deverão registrar as atividades que realizam ao longo da semana, como aulas, esportes e lazer. Essa atividade estimula a organização do tempo e a percepção da passagem dos dias. Habilidade BNCC: EF02MA10.

2. Jogo do Tempo

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos devem responder perguntas relacionadas a medidas de tempo, como horas, dias e meses. Cada resposta correta permite que avancem no tabuleiro. Habilidade BNCC: EF02MA09.

3. Linha do Tempo

Os alunos podem criar uma linha do tempo com eventos importantes de suas vidas, como aniversários e conquistas. Essa atividade ajuda a visualizar a sequência temporal e a duração dos eventos. Habilidade BNCC: EF02MA11.

4. Relógio Humano

Os alunos formam um “relógio humano”, onde cada um representa uma hora. Eles devem se posicionar corretamente de acordo com a hora que o professor anunciar, promovendo a compreensão das horas e minutos. Habilidade BNCC: EF02MA09.

5. Medindo o Tempo com Experimentos

Realizar experimentos simples, como medir o tempo que um objeto leva para cair ou o tempo que leva para realizar uma tarefa. Os alunos podem registrar os resultados e discutir as variações. Habilidade BNCC: EF02MA10.

6. Calendário de Classe

Os alunos podem criar um calendário mensal, onde marcam datas importantes, como feriados e eventos escolares. Essa atividade ajuda a entender a noção de tempo e a importância do calendário. Habilidade BNCC: EF02MA11.

7. Música do Tempo

Utilizar músicas que falem sobre o tempo e suas medidas, como “As Quatro Estações”. Os alunos podem discutir as letras e relacionar com a passagem do tempo. Habilidade BNCC: EF02MA09.

8. Relato de Experiências

Pedir que os alunos escrevam um relato sobre como passaram um dia específico, incluindo horários e atividades. Essa atividade desenvolve a escrita e a percepção temporal. Habilidade BNCC: EF02MA10.

9. Criação de Relógios

Os alunos podem criar seus próprios relógios de papel, onde poderão praticar a leitura das horas. Essa atividade prática facilita a compreensão das horas e minutos. Habilidade BNCC: EF02MA09.

10. Estudo das Estações do Ano

Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre as quatro estações do ano, relacionando-as com o tempo e as mudanças que ocorrem. Habilidade BNCC: EF02MA11.

11. Contagem Regressiva

Realizar uma contagem regressiva para um evento especial, como um aniversário ou uma festa. Os alunos podem acompanhar os dias que faltam, desenvolvendo a noção de tempo. Habilidade BNCC: EF02MA10.

12. Relógio de Sol

Construir um relógio de sol simples e observar como ele marca o tempo ao longo do dia. Essa atividade prática conecta os alunos com a natureza e a passagem do tempo. Habilidade BNCC: EF02MA11.

13. Histórias em Quadrinhos sobre o Tempo

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que envolvam a passagem do tempo, como um dia na vida de um personagem. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão temporal. Habilidade BNCC: EF02MA10.

14. Jogos de Raciocínio

Promover jogos de raciocínio que envolvam a resolução de problemas relacionados ao tempo, como calcular a duração de atividades. Habilidade BNCC: EF02MA09.

15. Entrevista sobre Rotinas

Os alunos podem entrevistar familiares sobre suas rotinas diárias, registrando horários e atividades. Essa atividade promove a interação social e a compreensão do tempo. Habilidade BNCC: EF02MA10.