15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes neoclassicismo

1. Estudo das Obras de Jacques-Louis David

Os alunos podem explorar as obras de Jacques-Louis David, um dos principais artistas do neoclassicismo. A atividade consiste em analisar a composição, as cores e os temas abordados em suas pinturas, como “O Juramento dos Horácios”. Os estudantes devem identificar elementos neoclássicos e discutir o contexto histórico da obra. Habilidade BNCC: ARTS (EF15AR01).

2. Criação de Cartazes Inspirados no Neoclassicismo

Nesta atividade, os alunos devem criar cartazes que representem as características do neoclassicismo, utilizando elementos como simetria, proporção e temas da mitologia clássica. Os cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a discussão sobre a importância do neoclassicismo na arte. Habilidade BNCC: ARTS (EF15AR02).

3. Análise Comparativa: Neoclassicismo vs. Barroco

Os alunos devem realizar uma análise comparativa entre obras neoclássicas e barrocas, destacando as diferenças em estilo, técnica e temática. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo apresenta suas conclusões para a turma. Habilidade BNCC: ARTS (EF15AR03).

4. Criação de Maquetes de Monumentos Neoclássicos

Os estudantes podem desenvolver maquetes de monumentos famosos do neoclassicismo, como o Panteão de Paris. A atividade envolve pesquisa sobre a arquitetura neoclássica e a construção das maquetes utilizando materiais recicláveis. Habilidade BNCC: ARTS (EF15AR04).

5. Estudo de Esculturas Neoclássicas

Os alunos devem pesquisar e apresentar esculturas neoclássicas, como as de Antonio Canova. A atividade inclui a análise das técnicas utilizadas e a discussão sobre a representação do corpo humano na escultura neoclássica. Habilidade BNCC: ARTS (EF15AR05).

6. Oficina de Pintura Neoclássica

Os alunos participarão de uma oficina de pintura onde poderão criar suas próprias obras inspiradas no estilo neoclássico. A atividade inclui a utilização de técnicas de sombreamento e a escolha de temas clássicos. Habilidade BNCC: ARTS (EF15AR06).

7. Debate sobre a Influência do Neoclassicismo na Arte Moderna

Os alunos devem participar de um debate sobre como o neoclassicismo influenciou movimentos artísticos posteriores, como o modernismo. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a pesquisa sobre a evolução da arte. Habilidade BNCC: ARTS (EF15AR07).

8. Criação de Histórias em Quadrinhos com Temas Neoclássicos

Nesta atividade, os alunos devem criar histórias em quadrinhos que abordem temas da mitologia clássica ou eventos históricos representados no neoclassicismo. A atividade incentiva a criatividade e a interpretação artística. Habilidade BNCC: ARTS (EF15AR08).

9. Visita Virtual a Museus com Obras Neoclássicas

Os alunos podem participar de uma visita virtual a museus que possuem coleções de arte neoclássica, como o Museu do Louvre. Após a visita, devem elaborar um relatório sobre as obras que mais chamaram sua atenção. Habilidade BNCC: ARTS (EF15AR09).

10. Produção de Vídeos sobre a História do Neoclassicismo

Os estudantes devem produzir vídeos curtos que expliquem a história do neoclassicismo e suas principais características. A atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração e o uso de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: ARTS (EF15AR10).