15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Halloween

1. Criação de Máscaras de Halloween

Os alunos podem criar suas próprias máscaras de Halloween utilizando materiais recicláveis, como papelão, tintas e outros elementos decorativos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a consciência ambiental. A habilidade BNCC correspondente é ARTE (EF15AR01), que envolve a apreciação e a produção de obras de arte.

2. Contação de Histórias de Halloween

Organizar uma sessão de contação de histórias com temas de Halloween pode ser uma forma divertida de trabalhar a oralidade e a imaginação. Os alunos podem trazer suas histórias ou escolher contos clássicos. Essa atividade se relaciona com a habilidade LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP01), que aborda a produção e a interpretação de textos orais.

3. Caça ao Tesouro Temática

Realizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas ao Halloween pode ser uma atividade lúdica e educativa. Os alunos devem seguir as pistas que levam a diferentes locais, onde encontrarão desafios e perguntas sobre a data. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade MATEMÁTICA (EF03MA05), que envolve resolução de problemas e raciocínio lógico.

4. Produção de Poemas de Halloween

Os alunos podem criar poemas inspirados no Halloween, utilizando rimas e elementos característicos da data, como monstros e fantasmas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, alinhando-se à habilidade LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP02), que trata da produção de textos poéticos.

5. Experimentos Científicos com Abóboras

Realizar experimentos científicos utilizando abóboras, como a análise de suas propriedades físicas e químicas, pode ser uma forma interessante de integrar ciência e Halloween. Os alunos podem explorar conceitos como densidade e reações químicas. A habilidade BNCC correspondente é CIÊNCIAS (EF03CI05), que envolve investigação e experimentação.

6. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a história do Halloween, suas tradições e costumes. Essa atividade promove a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade HISTÓRIA (EF15HI01), que envolve a análise de diferentes épocas e culturas.

7. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Halloween

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre Halloween pode ser uma forma divertida de revisar conteúdos aprendidos. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem sabe mais sobre a data. Essa atividade se relaciona com a habilidade GEOGRAFIA (EF15GE01), que trata do conhecimento sobre diferentes culturas e tradições.

8. Desenho de Fantasias de Halloween

Os alunos podem desenhar suas fantasias de Halloween, explorando a criatividade e a expressão artística. Essa atividade pode ser complementada com uma apresentação oral, onde cada aluno explica sua escolha. A habilidade BNCC correspondente é ARTE (EF15AR02), que envolve a criação e apreciação de obras de arte.

9. Criação de Músicas Temáticas

Os alunos podem compor músicas ou paródias com temas de Halloween, utilizando instrumentos musicais ou apenas a voz. Essa atividade estimula a criatividade musical e pode ser apresentada em sala de aula. A habilidade BNCC correspondente é MÚSICA (EF15MU01), que envolve a criação e a interpretação musical.

10. Montagem de um Livro de Receitas de Halloween

Os alunos podem pesquisar e montar um livro de receitas com pratos típicos do Halloween, como doces e salgados. Essa atividade promove a pesquisa e a escrita, além de incentivar a culinária. A habilidade BNCC correspondente é MATEMÁTICA (EF03MA06), que envolve a medição e a proporção em receitas.