15 Ideias de Atividades (BNCC) psicologia organizacional

1. Dinâmica de Grupo: Construindo Confiança

Uma atividade que visa fortalecer a confiança entre os membros da equipe. Os alunos devem formar um círculo e, um a um, se deixar cair para trás, enquanto os colegas o seguram. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CG03, que aborda a importância da confiança nas relações interpessoais.

2. Jogo de Papéis: Resolução de Conflitos

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e recebem cenários de conflitos organizacionais. Cada grupo deve atuar e apresentar soluções para os conflitos apresentados. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CG04, que trata da mediação e resolução de conflitos.

3. Mapa da Empatia

Os alunos devem criar um mapa da empatia para entender melhor as necessidades e sentimentos dos colegas de trabalho. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CG05, que enfatiza a importância da empatia nas relações profissionais.

4. Brainstorming: Criatividade em Grupo

Os alunos se reúnem para gerar ideias sobre um tema específico relacionado à psicologia organizacional. O objetivo é estimular a criatividade e a colaboração. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15CG06, que aborda a criatividade e a inovação no ambiente de trabalho.

5. Análise de Casos: Estudo de Organizações

Os alunos devem analisar casos reais de organizações que enfrentaram desafios psicológicos. Eles devem apresentar soluções e reflexões sobre as práticas adotadas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CG07, que trata da análise crítica de situações organizacionais.

6. Roda de Conversa: Saúde Mental no Trabalho

Uma roda de conversa onde os alunos discutem a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CG08, que enfatiza a promoção do bem-estar psicológico nas organizações.

7. Construção de Normas: Código de Ética

Os alunos devem elaborar um código de ética para um ambiente de trabalho fictício, discutindo valores e comportamentos esperados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CG09, que aborda a ética nas relações profissionais.

8. Simulação de Entrevista: Seleção de Talentos

Nesta atividade, os alunos simulam entrevistas de emprego, tanto como candidatos quanto como entrevistadores. Essa prática está conectada à habilidade BNCC EF15CG10, que trata das competências necessárias para o mercado de trabalho.

9. Workshop de Feedback: Comunicação Eficaz

Os alunos participam de um workshop onde aprendem a dar e receber feedback de forma construtiva. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CG11, que enfatiza a comunicação eficaz nas relações profissionais.

10. Projeto de Voluntariado: Trabalho em Equipe

Os alunos desenvolvem um projeto de voluntariado, trabalhando em equipe para atender a uma necessidade da comunidade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CG12, que aborda a importância do trabalho em equipe e da responsabilidade social.