15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental inclusão

1. Jogo de Memória Inclusivo

Uma atividade que utiliza cartas com imagens e palavras que representam diferentes culturas e deficiências. Os alunos devem formar pares, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. Esta atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a valorização das diferenças culturais.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos criam fantoches que representam personagens de histórias que abordam temas de inclusão e diversidade. A atividade estimula a criatividade e a empatia, além de desenvolver a habilidade de contar histórias. A habilidade EF15LP01 é trabalhada ao incentivar a produção de narrativas orais.

3. Mapa da Inclusão

Os alunos desenham um mapa da escola, identificando espaços que são acessíveis e aqueles que precisam de melhorias. Essa atividade promove a reflexão sobre a acessibilidade e a inclusão, alinhando-se à habilidade EF15GE02, que trata da análise do espaço geográfico e suas características.

4. Oficina de Artes Inclusivas

Os alunos utilizam materiais recicláveis para criar obras de arte que representem a diversidade. Essa atividade estimula a criatividade e a conscientização sobre a importância da inclusão. A habilidade EF15AR02 é abordada ao explorar diferentes técnicas e materiais nas artes visuais.

5. Debates sobre Diversidade

Promover debates em sala de aula sobre temas relacionados à inclusão e diversidade, onde os alunos podem expressar suas opiniões e ouvir as dos colegas. Essa atividade desenvolve a habilidade de argumentação e respeito ao próximo, alinhando-se à habilidade EF15LP02.

6. Criação de um Jornal da Inclusão

Os alunos criam um jornal escolar que aborda temas de inclusão, com entrevistas, reportagens e artigos. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de promover a reflexão sobre a importância da inclusão. A habilidade EF15LP03 é trabalhada ao desenvolver a produção textual.

7. Atividades de Leitura Compartilhada

Os alunos leem em duplas ou grupos livros que abordam a inclusão e a diversidade. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e a análise de diferentes gêneros textuais.

8. Jogos Cooperativos

Realizar jogos que exigem cooperação entre os alunos, promovendo a inclusão de todos, independentemente de suas habilidades. Essa atividade desenvolve o trabalho em equipe e o respeito às diferenças, alinhando-se à habilidade EF15EF01, que trata da prática de atividades físicas de forma inclusiva.

9. Projeto de Acessibilidade na Escola

Os alunos elaboram um projeto que visa melhorar a acessibilidade na escola, apresentando soluções para os problemas identificados. Essa atividade promove a cidadania e a responsabilidade social, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que envolve a análise crítica da realidade social.

10. Criação de Vídeos sobre Inclusão

Os alunos produzem vídeos curtos que abordam a importância da inclusão e do respeito às diferenças. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, alinhando-se à habilidade EF15MA01, que envolve a utilização de diferentes linguagens e mídias na produção de conteúdos.