15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia ensino fundamental I

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem colar imagens de diferentes países e suas bandeiras. Essa atividade está alinhada à habilidade GE1.1, que aborda a localização e a representação do espaço geográfico. Os alunos podem pesquisar informações sobre cada país e apresentá-las para a turma, promovendo o aprendizado colaborativo e a troca de conhecimentos.

2. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Continentes

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre os continentes, utilizando cartões com perguntas relacionadas às características geográficas de cada um. Essa atividade está relacionada à habilidade GE1.2, que trata da identificação e análise de diferentes paisagens. O jogo pode ser realizado em grupos, incentivando a competição saudável e o trabalho em equipe.

3. Criação de um Jornal da Classe

Os alunos podem criar um jornal da classe que inclua notícias sobre eventos geográficos, como desastres naturais ou descobertas científicas. Essa atividade se alinha à habilidade GE1.3, que envolve a interpretação de informações geográficas. Os alunos podem pesquisar e escrever sobre temas relevantes, desenvolvendo suas habilidades de escrita e pesquisa.

4. Estudo de Caso: O Clima em Diferentes Regiões

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre o clima em diferentes regiões do Brasil, utilizando gráficos e tabelas para apresentar suas descobertas. Essa atividade está relacionada à habilidade GE1.4, que aborda a análise das condições climáticas. Os alunos podem trabalhar em grupos para coletar dados e apresentar suas conclusões para a turma.

5. Mapa dos Recursos Naturais

Os alunos podem criar um mapa que mostre a distribuição dos recursos naturais no Brasil, como água, minérios e florestas. Essa atividade se alinha à habilidade GE1.5, que trata da análise dos recursos naturais e suas implicações. Os alunos podem pesquisar sobre a importância de cada recurso e discutir seu uso sustentável.

6. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é uma excelente atividade que se relaciona à habilidade GE1.6. Os alunos podem pesquisar diferentes pontos de vista sobre o tema e apresentar argumentos, desenvolvendo suas habilidades de oratória e pensamento crítico.

7. Visita Virtual a Monumentos Históricos

Os alunos podem participar de uma visita virtual a monumentos históricos e geográficos, utilizando recursos online. Essa atividade está alinhada à habilidade GE1.7, que envolve a compreensão da importância do patrimônio cultural. Após a visita, os alunos podem criar uma apresentação sobre o que aprenderam.

8. Criação de um Blog sobre Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre temas geográficos, como culturas, climas e paisagens. Essa atividade se relaciona à habilidade GE1.8, que trata da produção de textos informativos. Os alunos podem trabalhar em grupos e utilizar diferentes formatos, como textos, vídeos e imagens.

9. Experimentos sobre Erosão

Realizar experimentos simples para demonstrar o processo de erosão é uma atividade prática que se alinha à habilidade GE1.9. Os alunos podem observar como a água e o vento afetam o solo e discutir as consequências da erosão para o meio ambiente. Essa atividade promove a aprendizagem ativa e a observação científica.

10. Criação de um Mural sobre Diversidade Cultural

Os alunos podem criar um mural que represente a diversidade cultural do Brasil, incluindo informações sobre diferentes etnias, tradições e costumes. Essa atividade está relacionada à habilidade GE1.10, que aborda a valorização da diversidade. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas descobertas, promovendo o respeito e a inclusão.