15 Ideias de Atividades (BNCC) atmosfera

1. Experiência Sensorial da Atmosfera

Nesta atividade, os alunos serão convidados a explorar diferentes elementos da atmosfera através de uma experiência sensorial. Utilizando materiais como algodão, água e tintas, os estudantes poderão recriar nuvens, chuva e outros fenômenos atmosféricos. Essa atividade está alinhada à habilidade ENSINO FUNDAMENTAL – CIÊNCIAS – 4º ANO – Habilidade: (EF04CI04), que aborda a observação e descrição de fenômenos naturais.

2. Mapa da Qualidade do Ar

Os alunos criarão um mapa da qualidade do ar da sua região, utilizando dados de poluição e qualidade do ar disponíveis em sites oficiais. Essa atividade promove a análise crítica e a interpretação de dados, alinhando-se à habilidade ENSINO FUNDAMENTAL – GEOGRAFIA – 5º ANO – Habilidade: (EF05GE09), que envolve a leitura e interpretação de mapas e gráficos.

3. Experimento de Pressão Atmosférica

Os alunos realizarão um experimento simples para entender a pressão atmosférica utilizando uma garrafa plástica e água. Ao criar um vácuo, eles observarão como a pressão externa age sobre a água. Essa atividade está relacionada à habilidade ENSINO FUNDAMENTAL – FÍSICA – 6º ANO – Habilidade: (EF06CI03), que explora as propriedades dos gases.

4. Criação de um Diário Meteorológico

Nesta atividade, os alunos manterão um diário meteorológico por uma semana, registrando as condições climáticas diárias. Eles poderão analisar as variações e discutir as influências da atmosfera no clima. Essa prática está alinhada à habilidade ENSINO FUNDAMENTAL – CIÊNCIAS – 5º ANO – Habilidade: (EF05CI01), que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

5. Jogo da Atmosfera

Os alunos participarão de um jogo de tabuleiro que aborda os componentes da atmosfera e suas funções. Através de perguntas e desafios, eles aprenderão sobre gases, camadas atmosféricas e poluição. Essa atividade se alinha à habilidade ENSINO FUNDAMENTAL – CIÊNCIAS – 4º ANO – Habilidade: (EF04CI03), que trata dos componentes do ar e suas interações.

6. Análise de Notícias sobre Mudanças Climáticas

Os alunos pesquisarão e apresentarão notícias recentes sobre mudanças climáticas e seus impactos na atmosfera. Essa atividade estimula a leitura crítica e a discussão em grupo, alinhando-se à habilidade ENSINO FUNDAMENTAL – GEOGRAFIA – 6º ANO – Habilidade: (EF06GE04), que envolve a análise de informações geográficas.

7. Experiência de Formação de Nuvens

Os alunos poderão observar a formação de nuvens em um frasco utilizando água quente e gelo. Essa atividade prática ajuda a entender o ciclo da água e a formação de nuvens, alinhando-se à habilidade ENSINO FUNDAMENTAL – CIÊNCIAS – 5º ANO – Habilidade: (EF05CI04), que aborda o ciclo da água e suas transformações.

8. Debate sobre Poluição Atmosférica

Os alunos participarão de um debate sobre as causas e consequências da poluição atmosférica. Eles deverão pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Essa atividade está alinhada à habilidade ENSINO FUNDAMENTAL – CIÊNCIAS – 6º ANO – Habilidade: (EF06CI05), que envolve a discussão de questões ambientais.

9. Criação de Pôster sobre Camadas da Atmosfera

Os alunos criarão pôsteres ilustrativos sobre as diferentes camadas da atmosfera, suas características e funções. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade ENSINO FUNDAMENTAL – CIÊNCIAS – 4º ANO – Habilidade: (EF04CI01), que envolve a identificação e descrição de fenômenos naturais.

10. Simulação de Efeitos do Aquecimento Global

Os alunos participarão de uma simulação que demonstra os efeitos do aquecimento global na atmosfera e no clima. Utilizando gráficos e dados, eles poderão visualizar as mudanças e discutir soluções. Essa atividade está alinhada à habilidade ENSINO FUNDAMENTAL – GEOGRAFIA – 6º ANO – Habilidade: (EF06GE05), que aborda as consequências das ações humanas no meio ambiente.