15 Ideias de Atividades (BNCC) da pré-escola

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas variados e que estejam alinhados com a BNCC, como a diversidade cultural e a inclusão. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas orais e escritas.

2. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis estimula a criatividade e a consciência ambiental dos alunos. Os professores podem orientar as crianças a criar objetos ou obras de arte, explorando diferentes formas e texturas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR01, que incentiva a expressão artística e a apreciação das produções culturais.

3. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente forma de trabalhar o vocabulário e a memória das crianças. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens que representem objetos do cotidiano ou temas estudados. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes tipos de textos.

4. Atividades de Movimento e Dança

Incorporar atividades de movimento e dança na rotina escolar ajuda a desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal. Os professores podem criar coreografias simples ou jogos que envolvam dança, promovendo a interação entre os alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a prática de atividades corporais e a valorização da cultura corporal.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de plantas, desperta a curiosidade e o interesse pela ciência. Os professores podem guiar os alunos em atividades práticas que estimulem a investigação e a formulação de hipóteses. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI01, que envolve a observação e a experimentação no ambiente natural.

6. Criação de um Jardim Sensorial

Um jardim sensorial é uma ótima maneira de explorar os sentidos das crianças. Os professores podem criar um espaço com diferentes plantas, texturas e aromas, permitindo que os alunos interajam com a natureza. Essa atividade se alinha à habilidade EF15CI02, que promove a exploração e a apreciação do meio ambiente.

7. Teatro de Fantoches

A atividade de teatro de fantoches estimula a criatividade e a expressão oral das crianças. Os professores podem ajudar os alunos a criar seus próprios fantoches e desenvolver pequenas peças teatrais, abordando temas relevantes. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve a produção e a apreciação de diferentes formas de arte.

8. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, são excelentes para desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os professores podem selecionar jogos que estimulem a colaboração e a competição saudável entre os alunos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA01, que aborda a resolução de problemas matemáticos.

9. Atividades de Culinária

As atividades de culinária são uma forma divertida de ensinar sobre medidas, ingredientes e a importância da alimentação saudável. Os professores podem envolver os alunos na preparação de receitas simples, promovendo o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI03, que aborda a relação entre alimentação e saúde.

10. Criação de um Livro Coletivo

A criação de um livro coletivo permite que as crianças expressem suas ideias e histórias de forma colaborativa. Os professores podem orientar os alunos na escrita e ilustração de suas próprias páginas, promovendo a leitura e a escrita. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos coletivos e a valorização da leitura.