15 Ideias de Atividades (BNCC) da história A Princesa e o Sapo

1. Contação de História Interativa

Utilize a história “A Princesa e o Sapo” como base para uma contação de história interativa. Os alunos podem assumir papéis dos personagens e atuar em cenas-chave da narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem os principais eventos da história. Essa atividade desenvolve a habilidade de síntese e interpretação de texto, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Valores e Moral da História

Promova um debate em sala de aula sobre os valores e a moral presentes na história “A Princesa e o Sapo”. Os alunos podem discutir temas como amizade, amor e transformação. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Texto Criativo

Peça aos alunos que escrevam uma continuação da história, imaginando o que acontece após o final. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os alunos explorem diferentes desfechos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Análise de Personagens

Os alunos podem realizar uma análise dos personagens principais, como a princesa e o sapo. Eles devem identificar características, motivações e transformações ao longo da história. Essa atividade desenvolve a habilidade de análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Música ou Poema

Incentive os alunos a compor uma música ou poema inspirado na história. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade, além de trabalhar a rima e o ritmo. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre a história. Os alunos podem se dividir em grupos e competir para ver quem sabe mais sobre “A Princesa e o Sapo”. Essa atividade promove a revisão do conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Desenho e Pintura de Cenas

Os alunos podem desenhar e pintar cenas marcantes da história. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual, além de permitir que os alunos explorem suas habilidades artísticas. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de um Livro de Receitas

Inspire-se na culinária presente na história e peça aos alunos que criem um livro de receitas com pratos que poderiam ser servidos no reino. Essa atividade integra a literatura com a gastronomia, estimulando a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Dramatização de Cenas

Os alunos podem escolher cenas específicas da história para dramatizar. Essa atividade promove a expressão corporal e a interpretação, além de trabalhar a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP10.