15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema excretor 4º ano

1. Jogo da Memória sobre o Sistema Excretor

Crie um jogo da memória com cartões que contenham imagens e definições de partes do sistema excretor, como rins, bexiga e uretra. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade estimula a memorização e a associação de conceitos. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI01.

2. Montagem de um Modelo do Sistema Excretor

Utilize materiais recicláveis para que os alunos montem um modelo tridimensional do sistema excretor. Essa atividade prática ajuda a visualizar a anatomia e a função de cada órgão. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI02.

3. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a função de cada parte do sistema excretor. Eles devem incluir ilustrações e informações relevantes, promovendo a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI03.

4. Experiência com Filtração

Realize uma experiência simples de filtração utilizando areia, carvão e água. Os alunos poderão observar como o processo de filtração se relaciona com a função dos rins no corpo humano. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI04.

5. Debate sobre Hábitos Saudáveis

Promova um debate sobre a importância de hábitos saudáveis para o funcionamento do sistema excretor, como a ingestão de água e a alimentação balanceada. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI05.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem gravar vídeos explicando o funcionamento do sistema excretor. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia, além de reforçar o aprendizado. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI06.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um quiz sobre o sistema excretor, onde os alunos respondem a perguntas sobre suas funções e partes. Essa atividade promove a revisão do conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI07.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que expliquem o funcionamento do sistema excretor de forma divertida. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI08.

9. Visita a um Laboratório de Ciências

Se possível, organize uma visita a um laboratório de ciências onde os alunos possam ver experimentos relacionados ao sistema excretor. Essa experiência prática enriquece o aprendizado. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI09.

10. Criação de um Diário de Saúde

Os alunos podem manter um diário onde registram hábitos saudáveis e como eles impactam o sistema excretor. Essa atividade incentiva a autoavaliação e a conscientização sobre saúde. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI10.