15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física atletismo

1. Corrida de Velocidade

Uma atividade clássica no atletismo, a corrida de velocidade pode ser realizada em distâncias curtas, como 50 ou 100 metros. Os alunos devem ser divididos em grupos e realizar corridas em duplas, onde o objetivo é melhorar a técnica de partida e a aceleração. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda o desenvolvimento da velocidade e resistência.

2. Revezamento 4×100 metros

O revezamento 4×100 metros é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a coordenação. Os alunos devem praticar a passagem do bastão, focando na velocidade e na precisão. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância do trabalho em grupo e a colaboração nas atividades físicas.

3. Salto em Distância

O salto em distância é uma atividade que desenvolve a força e a técnica dos alunos. Os estudantes devem aprender a técnica correta de impulso e aterrissagem, utilizando uma área demarcada para a prática. A habilidade BNCC EF15EF03 é relevante aqui, pois aborda a importância da técnica no desempenho esportivo.

4. Lançamento de Peso

O lançamento de peso é uma atividade que trabalha a força muscular e a coordenação. Os alunos devem aprender a técnica correta de lançamento, utilizando um peso adequado para sua faixa etária. A habilidade BNCC EF15EF04 destaca a importância da força e da técnica em atividades de lançamento.

5. Corrida de Obstáculos

A corrida de obstáculos é uma atividade que combina velocidade e agilidade. Os alunos devem superar uma série de obstáculos, como cones e barreiras, desenvolvendo suas habilidades motoras. A habilidade BNCC EF15EF05 é pertinente, pois aborda a superação de desafios e a melhoria da coordenação motora.

6. Jogos de Atletismo

Os jogos de atletismo são uma forma divertida de ensinar as habilidades básicas do atletismo. Os alunos podem participar de mini-competições que envolvem corrida, salto e lançamento. A habilidade BNCC EF15EF06 é relevante, pois promove a prática de atividades físicas de forma lúdica e envolvente.

7. Circuito de Atletismo

Um circuito de atletismo pode incluir diferentes estações, como corrida, salto em altura e lançamento de disco. Os alunos devem passar por cada estação, desenvolvendo diversas habilidades. A habilidade BNCC EF15EF07 é importante, pois aborda a diversidade de práticas esportivas e a importância da variação nas atividades físicas.

8. Treinamento de Resistência

O treinamento de resistência é essencial para o desenvolvimento da capacidade aeróbica dos alunos. Atividades como corridas de longa distância ou circuitos de resistência devem ser realizadas. A habilidade BNCC EF15EF08 destaca a importância da resistência na prática de esportes e atividades físicas.

9. Aula de Técnica de Corrida

Uma aula focada na técnica de corrida pode ajudar os alunos a melhorarem sua postura e eficiência ao correr. Exercícios de alongamento e fortalecimento devem ser incorporados. A habilidade BNCC EF15EF09 é relevante, pois enfatiza a importância da técnica na prática esportiva.

10. Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho é uma atividade que permite aos alunos monitorarem seu progresso em diferentes modalidades do atletismo. Os alunos podem registrar seus tempos e distâncias, promovendo a autocrítica e a melhoria contínua. A habilidade BNCC EF15EF10 é pertinente, pois aborda a importância da autoavaliação e do feedback na prática esportiva.