15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências sobre animais

1. Criação de um Herbário de Animais

Nesta atividade, os alunos podem criar um herbário com imagens e informações sobre diferentes espécies de animais. Eles devem pesquisar sobre o habitat, alimentação e características de cada animal, promovendo a habilidade de investigação científica. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 3º ano – (EF03CI03).

2. Jogo de Memória com Animais

Os alunos podem desenvolver um jogo de memória utilizando cartas com imagens de animais e suas respectivas características. Essa atividade estimula a memória e o reconhecimento das espécies, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 2º ano – (EF02CI01).

3. Montagem de um Ecossistema

Os estudantes podem criar um modelo em miniatura de um ecossistema, incluindo diferentes animais e plantas. Essa atividade ajuda a entender a interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 5º ano – (EF05CI03).

4. Pesquisa sobre Animais em Extinção

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre animais ameaçados de extinção, apresentando suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações. Essa atividade promove a conscientização sobre a preservação da biodiversidade. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 4º ano – (EF04CI02).

5. Criação de um Diário de Observação de Animais

Os alunos podem manter um diário de observação onde registram informações sobre animais que encontram em passeios ou em casa. Essa prática estimula a curiosidade e a observação atenta da natureza. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 1º ano – (EF01CI01).

6. Experimentos com Animais de Estimação

Os estudantes podem realizar experimentos simples com animais de estimação, observando seu comportamento em diferentes situações. Essa atividade promove a prática científica e a ética no trato com os animais. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 3º ano – (EF03CI02).

7. Criação de Histórias em Quadrinhos sobre Animais

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem a vida de diferentes animais, suas características e habitats. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 2º ano – (EF02CI03).

8. Visita a um Zoológico ou Aquário

Uma visita a um zoológico ou aquário pode ser uma excelente oportunidade para os alunos observarem animais em seus habitats. Após a visita, eles podem elaborar um relatório sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 5º ano – (EF05CI01).

9. Criação de um Mapa de Distribuição de Animais

Nesta atividade, os alunos podem criar um mapa que mostre a distribuição geográfica de diferentes espécies de animais. Isso ajuda a entender a biodiversidade e os habitats naturais. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 4º ano – (EF04CI03).

10. Discussão sobre o Impacto Humano na Vida Animal

Os alunos podem participar de uma discussão sobre como as ações humanas afetam a vida dos animais, como a poluição e a destruição de habitats. Essa atividade promove a reflexão crítica e a cidadania. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 5º ano – (EF05CI04).

11. Criação de um Vídeo Educativo sobre Animais

Os alunos podem produzir um vídeo educativo que explique as características de um animal específico, incluindo informações sobre seu habitat e alimentação. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 3º ano – (EF03CI04).

12. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Animais

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre animais, onde devem responder a questões sobre suas características e habitats. Essa atividade promove o aprendizado lúdico. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 2º ano – (EF02CI02).

13. Criação de um Blog sobre Animais

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e curiosidades sobre diferentes espécies de animais. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 4º ano – (EF04CI04).

14. Observação de Pássaros

Os alunos podem realizar uma atividade de observação de pássaros em um parque ou área verde, registrando as espécies que encontram. Essa prática estimula a observação e o respeito pela natureza. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 1º ano – (EF01CI02).

15. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes animais, incluindo dados como habitat, alimentação e curiosidades. Essa atividade promove a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS – 3º ano – (EF03CI05).