15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes para séries iniciais

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma lúdica e sensorial de introduzir as crianças ao universo das artes. Os alunos podem explorar diferentes cores e texturas utilizando as mãos, o que estimula a criatividade e a coordenação motora. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a experimentação de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade não só desenvolve a habilidade manual, mas também permite que os estudantes explorem a cultura e a identidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a apreciação e a criação de obras de arte que reflitam a diversidade cultural.

3. Desenho de Natureza

Levar os alunos para um passeio ao ar livre e incentivá-los a desenhar elementos da natureza é uma excelente maneira de conectar arte e meio ambiente. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR03, que propõe a observação e a representação de elementos do mundo natural através da arte.

4. Colagem de Revistas

Os estudantes podem criar colagens utilizando recortes de revistas, desenvolvendo a habilidade de composição e a criatividade. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR04, que incentiva a experimentação de diferentes técnicas de colagem e a reflexão sobre as imagens escolhidas.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais, o que estimula a expressão corporal e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR05, que propõe a vivência de diferentes linguagens artísticas, como o teatro.

6. Criação de Mural Coletivo

Uma atividade em grupo onde os alunos colaboram na criação de um mural pode promover o trabalho em equipe e a expressão artística coletiva. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR06, que aborda a importância da arte como forma de comunicação e expressão social.

7. Dança Criativa

Incentivar os alunos a criar suas próprias coreografias é uma maneira divertida de explorar a dança. Essa atividade pode ser ligada à habilidade BNCC EF15AR07, que propõe a vivência e a criação de movimentos corporais expressivos.

8. Fotografia de Momentos

Os alunos podem utilizar câmeras ou smartphones para registrar momentos do cotidiano escolar, desenvolvendo um olhar artístico e crítico. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR08, que incentiva a exploração de diferentes formas de registro e representação visual.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo habilidades narrativas e artísticas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR09, que propõe a criação de narrativas visuais e a reflexão sobre a linguagem dos quadrinhos.

10. Escultura com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar esculturas é uma forma de trabalhar a sustentabilidade e a criatividade. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR10, que propõe a exploração de diferentes formas de arte tridimensional e a reflexão sobre o uso consciente dos materiais.

11. Pintura em Tecido

Os alunos podem aprender a pintar em tecidos, criando suas próprias camisetas ou sacolas. Essa atividade estimula a expressão pessoal e pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR11, que envolve a experimentação de diferentes superfícies e técnicas de pintura.

12. Criação de Instrumentos Musicais

Os estudantes podem criar instrumentos musicais utilizando materiais simples, como garrafas e latas. Essa atividade promove a criatividade e a exploração sonora, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR12, que propõe a vivência e a criação de diferentes sonoridades.

13. Jogo de Cores

Uma atividade interativa onde os alunos devem identificar e combinar cores pode ser uma forma divertida de aprender sobre a teoria das cores. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR13, que aborda a percepção e a combinação de cores na arte.

14. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes para divulgar eventos escolares, desenvolvendo habilidades de comunicação visual. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR14, que propõe a criação e a apreciação de diferentes formas de comunicação visual.

15. Experiência com Sombras

Os estudantes podem explorar a criação de sombras utilizando luzes e objetos, desenvolvendo a percepção espacial e a criatividade. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR15, que propõe a exploração de diferentes efeitos visuais na arte.