15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre brincadeiras populares

1. Corrida de Saco

A Corrida de Saco é uma atividade clássica que promove a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos devem se colocar dentro de sacos grandes e, ao sinal, saltar até a linha de chegada. Essa brincadeira pode ser adaptada para diferentes idades, aumentando a distância ou introduzindo obstáculos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Pular Corda

Pular corda é uma atividade que desenvolve o ritmo, a coordenação e a resistência física. Os alunos podem pular sozinhos ou em grupos, criando competições amistosas. Para enriquecer a atividade, pode-se introduzir músicas ou desafios de saltos. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Queimada

A Queimada é um jogo que envolve estratégia e agilidade. Os alunos se dividem em duas equipes e tentam eliminar os adversários arremessando uma bola. Essa atividade estimula a interação social e o trabalho em equipe, além de promover a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Amarelinha

A Amarelinha é uma brincadeira que trabalha o equilíbrio e a coordenação motora. Os alunos desenham a amarelinha no chão e, usando um objeto como marcador, devem saltar de acordo com as regras. Essa atividade pode ser adaptada com diferentes formatos e desafios. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Esconde-Esconde

Esconde-Esconde é uma brincadeira que estimula a criatividade e a habilidade de observação. Um aluno conta enquanto os outros se escondem, e depois deve encontrá-los. Essa atividade pode ser realizada em ambientes internos ou externos, promovendo a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade que combina música e movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem sentar-se. A cada rodada, uma cadeira é retirada, promovendo a competitividade saudável. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Batata Quente

Batata Quente é uma brincadeira que envolve atenção e rapidez. Os alunos passam um objeto (a batata) enquanto a música toca. Quando a música para, quem estiver com a batata deve sair do jogo. Essa atividade é ótima para desenvolver a concentração e a agilidade. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Cabo de Guerra

O Cabo de Guerra é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a força física. Os alunos se dividem em duas equipes e puxam uma corda em direções opostas. Essa brincadeira pode ser realizada em competições, estimulando o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogo da Velha Gigante

O Jogo da Velha Gigante é uma adaptação do clássico jogo de tabuleiro, onde os alunos se tornam as peças. Com um grande tabuleiro desenhado no chão, os alunos devem se posicionar para formar linhas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a estratégia. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Fui à Feira

Fui à Feira é um jogo de memória que envolve a repetição de itens. Um aluno começa dizendo “Fui à feira e comprei…” e adiciona um item. Os demais alunos devem repetir a sequência, desenvolvendo a memória e a atenção. Essa atividade pode ser adaptada com temas variados. Habilidade BNCC: EF15EF10.