15 Ideias de Atividades (BNCC) de dança para crianças

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” envolve o uso de lenços coloridos que as crianças podem agitar enquanto dançam. Os professores podem introduzir diferentes músicas que correspondem a cada cor, estimulando a criatividade e a expressão corporal. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que trata da exploração de diferentes formas de expressão artística.

2. Imitação de Animais

Nesta atividade, as crianças devem imitar os movimentos de diferentes animais enquanto dançam. O professor pode pedir que elas escolham um animal e demonstrem como ele se move. Essa atividade promove a coordenação motora e a consciência corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a percepção e a representação do corpo em movimento.

3. Dança das Estações

A “Dança das Estações” permite que as crianças explorem os movimentos que representam cada estação do ano. Por exemplo, na primavera, podem fazer movimentos leves e floridos, enquanto no inverno, movimentos mais lentos e pesados. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a relação entre a dança e as mudanças do ambiente.

4. Roda de Dança

Formar uma roda e dançar em grupo é uma ótima maneira de promover a socialização. As crianças podem criar seus próprios passos e compartilhar com os colegas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR04, que enfatiza a importância da interação social através da dança.

5. Dança com Objetos

Utilizar objetos como fitas, bolas ou até mesmo cadeiras para criar coreografias é uma maneira divertida de estimular a imaginação das crianças. Elas podem inventar movimentos que interagem com os objetos. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR05, que aborda a utilização de diferentes materiais na expressão artística.

6. Dança dos Sentimentos

Nesta atividade, as crianças devem expressar diferentes sentimentos através da dança. O professor pode tocar músicas que evoquem emoções específicas, como alegria ou tristeza, e as crianças devem dançar de acordo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR06, que trata da expressão de sentimentos e emoções na arte.

7. Coreografia em Dupla

As crianças podem formar duplas e criar uma coreografia juntas. Essa atividade estimula a colaboração e a comunicação entre os alunos. A habilidade BNCC EF15AR07 é abordada aqui, pois envolve a criação e a execução de danças em conjunto.

8. Dança do Silêncio

Essa atividade consiste em dançar ao som de uma música suave e, em determinados momentos, o professor pode pausar a música, e as crianças devem congelar na posição em que estão. Isso ajuda a desenvolver a concentração e a atenção, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR08, que envolve a percepção do tempo e do espaço na dança.

9. Dança dos Contos

As crianças podem escolher um conto ou uma história e criar uma dança que represente os personagens e os eventos. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR09, que promove a relação entre a dança e outras linguagens artísticas.

10. Dança do Espelho

Uma criança pode ser a “mestre” e realizar movimentos que os outros devem imitar como se fossem um espelho. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação e a observação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR10, que trata da percepção e da imitação na dança.

11. Dança da Diversidade

Promover uma atividade onde as crianças aprendem danças de diferentes culturas é uma excelente maneira de ensinar sobre diversidade. Cada criança pode apresentar uma dança típica de um país ou região. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR11, que aborda a valorização da diversidade cultural através da arte.

12. Dança com Música ao Vivo

Se possível, trazer um músico para tocar ao vivo enquanto as crianças dançam pode ser uma experiência incrível. Isso permite que elas sintam a música de uma maneira diferente e se expressem livremente. A habilidade BNCC EF15AR12 é contemplada, pois envolve a interação entre a dança e a música ao vivo.

13. Dança do Tempo

As crianças podem explorar diferentes ritmos e tempos na dança, alternando entre movimentos rápidos e lentos. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção rítmica e a habilidade de adaptação ao tempo da música, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR13, que trata da exploração do tempo na dança.

14. Dança da Natureza

As crianças podem criar movimentos que imitam elementos da natureza, como vento, água e árvores. Essa atividade estimula a conexão com o meio ambiente e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR14, que promove a relação entre a dança e a natureza.

15. Dança do Futuro

Por fim, as crianças podem imaginar como será a dança no futuro e criar seus próprios movimentos inovadores. Essa atividade incentiva a criatividade e a visão de futuro, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR15, que trata da inovação e da criação artística.