15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física infantil dança

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” envolve a utilização de lenços coloridos que representam diferentes emoções. Os alunos devem dançar ao som de músicas variadas, levantando os lenços de acordo com a cor que corresponde à emoção que a música transmite. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade, além de trabalhar a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo da Imitação

No “Jogo da Imitação”, os alunos devem imitar os movimentos de um colega que é escolhido como o “líder”. O líder pode realizar passos de dança, saltos ou movimentos livres, e os demais devem seguir. Essa atividade promove a atenção, a memória e a capacidade de seguir instruções. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Estátuas

A “Dança das Estátuas” é uma atividade em que os alunos dançam livremente até que a música pare. Quando a música é interrompida, eles devem congelar na posição em que estão. Essa brincadeira desenvolve o controle corporal e a percepção de ritmo. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Coreografia em Grupo

Os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia em conjunto, utilizando passos de dança que aprenderam. Após a criação, cada grupo apresenta sua coreografia para a turma. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Dança dos Animais

Nesta atividade, os alunos devem imitar os movimentos de diferentes animais ao som de músicas que representam cada um deles. Por exemplo, podem pular como sapos ou deslizar como cobras. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Roda de Dança

Os alunos formam uma roda e dançam em círculo, alternando entre diferentes estilos de dança. Essa atividade promove a socialização e a interação entre os alunos, além de trabalhar o ritmo e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Dança com Objetos

Os alunos utilizam objetos como fitas, bolas ou bastões para criar movimentos de dança. Cada aluno pode escolher um objeto e improvisar uma dança, explorando diferentes formas de movimento. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão individual. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Dança das Cadeiras

Uma versão dançante do clássico “Dança das Cadeiras”, onde os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo. Quando a música para, eles devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade trabalha a agilidade e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Mímica Musical

Os alunos devem representar uma dança ou movimento sem som, enquanto os colegas tentam adivinhar qual dança está sendo imitada. Essa atividade desenvolve a comunicação não-verbal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Festival de Dança

Os alunos organizam um festival de dança, onde cada um pode apresentar um estilo de dança de sua escolha. Essa atividade promove a autoexpressão e a valorização das diferentes culturas. Habilidade BNCC: EF15EF10.