15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física atividades rítmicas

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” consiste em uma dinâmica onde os alunos se movimentam ao som de músicas variadas, sendo orientados a parar quando a música para. Ao parar, cada aluno deve se posicionar em uma cor específica, que pode ser representada por tecidos ou objetos coloridos espalhados pela quadra. Essa atividade estimula a percepção rítmica e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogos de Rítmica Corporal

Os jogos de rítmica corporal envolvem a utilização do corpo como instrumento musical. Os alunos devem criar sons e ritmos utilizando palmas, estalos e batidas em diferentes partes do corpo. Essa atividade promove a consciência corporal e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Coreografias em Grupo

Os alunos são divididos em grupos e desafiados a criar uma coreografia com uma música escolhida. Cada grupo deve apresentar sua coreografia para a turma. Essa atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Danças Folclóricas

O circuito de danças folclóricas é uma atividade que envolve a aprendizagem de diferentes danças tradicionais do Brasil. Os alunos passam por estações onde aprendem passos básicos de cada dança, promovendo a cultura e a diversidade. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Imitação Rítmica

Nesta atividade, o professor realiza uma sequência de movimentos rítmicos que os alunos devem imitar. A atividade pode ser feita em duplas ou em grupos, promovendo a atenção e a memória motora. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Percussão Corporal em Grupo

Os alunos formam um círculo e utilizam o corpo para criar uma sequência de ritmos, como batidas nas pernas, palmas e estalos. Essa atividade desenvolve a coordenação e o senso de ritmo coletivo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividades de Rítmica com Materiais Alternativos

Utilizando materiais como garrafas pet, latas e outros objetos recicláveis, os alunos criam instrumentos musicais e realizam uma apresentação rítmica. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Dança do Silêncio

Na “Dança do Silêncio”, os alunos dançam livremente ao som de uma música suave e, ao sinal do professor, devem parar e ficar em silêncio. Essa atividade ajuda a desenvolver a concentração e a percepção do espaço. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Rítmica com Fantoches

Os alunos utilizam fantoches para representar diferentes personagens em uma apresentação rítmica. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão artística, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Desafio de Dança em Duplas

Os alunos formam duplas e devem criar uma sequência de passos de dança que será apresentada para a turma. Essa atividade promove a colaboração e a comunicação entre os alunos, além de desenvolver a habilidade rítmica. Habilidade BNCC: EF15EF10.